Receber uma tatuagem é um processo espetacular – ainda mais quando visto em slow motion. Mas como funciona a remoção de uma tatuagem? É uma ciência fascinante com lasers e tudo mais.
>>> Como a arte das tatuagens coloriu a história do mundo
O Smarter Every Day publicou um vídeo explicando como funciona todo o processo de tirar aquele desenho — que teoricamente seria permanente — do seu corpo. Bem, elas são permanentes, de fato, mas esses lasers fazem um ótimo papel ao remover aquela tatuagem que você fez e se arrependeu.
Para entender como funciona a remoção, é preciso saber como funciona o processo de tatuagem. Em resumo, múltiplas agulhas enfiam tinta no seu corpo – e não é qualquer tinta, já que muitas delas são feitas com metais pesados como cádmio, cromo e sais de magnésio.
Mas seu corpo não aceita a penetração dessa tinta na boa. Assim que as partículas de pigmento são percebidas pelo seu sistema imunológico, ele entra em ação para tentar remover os intrusos. Glóbulos brancos de sangue caminham até o local do seu corpo onde está a tatuagem e se esforçam para removê-la. Mas as partículas de tinta são de tamanhos variados – algumas pequenas, outras enormes e maiores do que os glóbulos brancos. Assim, as menores saem, enquanto as grandes permanecem. Essa briga eterna para tirar do seu corpo a tinta que não pertence a ele faz com que as tatuagens apaguem um pouco com o tempo.