Esta semana foi lançado o WatchKit, para desenvolvedores criarem apps para o Apple Watch. E com ele vieram as Diretrizes de Interface, com as recomendações da empresa para quase todo detalhe sobre o design dos apps. Eis o que elas revelam.
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Os apps serão uma extensão do iPhone, pelo menos no início
Nas diretrizes do WatchKit, a Apple diz que “um app para o Watch complementa o seu app para iOS, mas não o substitui”. Por isso, ele requer um iPhone o tempo todo para funcionar ao máximo, senão vira apenas um relógio. No entanto, a empresa avisa que vai liberar, em 2015, a criação de apps nativos, que não dependem de um iPhone.
Existem dois tipos de notificações
Quando você usa o Apple Watch e levanta o pulso, a tela se liga automaticamente e exibe o “Short Look”: uma notificação com um ícone, o nome do app e parte da informação. Após um momento, a tela exibe o “Long Look”: a informação ocupa a maior parte da tela, e é possível navegar pela interface para dispensar a notificação ou para realizar ações – “responder” ou “curtir”, por exemplo – tocando em um botão.