Quem nunca? Quando você tem uma ideia, especialmente se for inovadora, é preciso ter papel e caneta à mão porque, meu amigo, se ela lhe escapar, você pode perder uma baita oportunidade.
Mas, claro, uma ideia não é o suficiente para manter um sonho vivo, especialmente se o sonho for um negócio. Afinal, marcas competitivas incluem ideias, mas vão além: elas conhecem seus concorrentes e aproveitam as oportunidades que os outros deixaram escapar. Essencialmente, é com a inovação em mente que surge uma startup.
Por isso, conheça o que os fundadores das empresas do Selfie Startup, o canal do Gizmodo que apoia ideias inovadoras, viram em seus mercados antes de colocar suas ideias em prática:
“Muitas pessoas não utilizam sites de anúncios para comprar e vender usados porque é trabalhoso, além de muitas vezes não ser seguro. Ao oferecer conveniência e segurança, nosso serviço atende quem nunca cogitou em vender um usado e dá acesso a quem sempre quis comprar um com procedência e atendimento”.
“O Testaisso identificou uma oportunidade para automatizar testes de apps, sites e lojas virtuais com usuários anônimos – antigamente caros e demorados-, desenvolvendo uma plataforma online para coletar feedback por meio de vídeo e questionário em poucas horas a partir de R$79,90 por usuário”.
“O uso intensivo de telefonia móvel exige atualmente da empresa: controlar o uso por parte dos Colaboradores; e analisar aquilo que é efetivamente cobrado pelas Operadoras. A nossa solução permite trazer uma economia relevante de até 40% sobre o uso, consumo e serviços faturados.”
“A necessidade das empresas estarem em destaque no Google para serem localizadas! O Seo training ensina isso”.
“Enxerguei que devia montar a Geekyard por vários fatores como o crescimento de mercado, a falta de lojas especializadas e principalmente porque sou apaixonado pelo universo Geek e cultura pop. Por isso, decidi que era hora de fazer o que eu gostava.”
“A demanda por perfumes importados, o crescimento do comércio eletrônico e o amadurecimento do consumidor brasileiro nos motivaram a desenvolver nossa iniciativa. Comprar online é seguro e confortável, queremos mostrar isso focando nas necessidades e novas exigências do consumidor.”
Para criar nossa startup, detectamos que consumidores online faziam compras na internet e esqueciam de comparar preços. Com isso, lançamos a ferramenta Baixou Agora, que lembra o usuário de comparar preços e o ajuda no processo de decisão de compra com ferramentas inteligentes e intuitivas.
“Desde a época que vinham anexados em listas telefônicas, cupons sempre foram muito populares. O público brasileiro aprecia a sensação de economizar dinheiro, vimos nisso uma oportunidade para lançar nossa plataforma com cupons de desconto gratuitos para compras online, o Cupom.com”
“A Rede Cotação nasceu da necessidade de um cliente que levava três dias para realizar suas cotações de maneira local. Com a Rede Cotação, o processo se tornou online e muito mais ágil: hoje, o cliente consegue realizar suas cotações em apenas um dia.”
“Identificamos no mercado brasileiro uma carência na oferta Cauda Longa de produtos de alta tecnologia para as linhas de áudio e fones de ouvido. Considerando este cenário, a camelot.com.br foi pensada e criada para atender esta necessidade junto ao público mais exigente. A nossa missão é disponibilizar para o consumidor brasileiro os mais recentes lançamentos do mercado internacional a custos competitivos e com suporte integral e exclusivo.”
Além destas 10 empresas, também fazem parte do Selfie Startup a LINKLABS, que possibilita conectar, moderar, exibir e analisar qualquer conteúdo @ # RSS disponível na web, a PIGGME, primeiro Clube Social de Vantagens da Internet, a LOGGI, melhor aplicativo para entregas expressas do mercado, e a BIOSOM, desenvolvedora do software Hearing Guardian v1, que protege contra a poluição sonora e melhora a capacidade auditiva.
E, se você também tem uma empresa deste tipo, o Selfie Startup lhe espera. Conheça as condições para participar e faça a sua inscrição em http://gizmodo.uol.com.br/startup/
O post Como identificar uma oportunidade? 10 startups explicam apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.