Este ano, o Facebook adquiriu o WhatsApp por US$ 22 bilhões, e prometeu mantê-lo independente. Mesmo assim, alguns usuários migraram para concorrentes como Viber e Telegram, receosos de que a rede social iria estragar seu app de mensagens favorito.
Na verdade, alguns boatos recentes dizem que o Facebook estaria fazendo uma integração com o WhatsApp, sugerindo contatos do app para adicionar na rede social. Isso não é verdade: o Facebook não acessa seus contatos do WhatsApp… ele faz algo pior.
Se você autorizou o Facebook ou o Messenger a acessar sua agenda no celular – o que provavelmente aconteceu – a rede social poderá ver seus contatos do WhatsApp, Viber, Telegram e de outros serviços de mensagens que usem seu número de celular.
>>> Como impedir que o Facebook use seu histórico de navegação
>>> 10 dicas para configurar a privacidade no Facebook
Por que isso acontece?
Para facilitar a sua vida, alguns serviços de mensagem não exigem que você crie um nome de usuário: não há senha, e seu login é seu número de celular. Por isso, todos os seus contatos do WhatsApp, Telegram, Viber e outros ficam guardados na sua agenda.
Mas se você deixar, o Facebook pode ver essa agenda. A rede social vai então procurar os perfis com os números de celular correspondentes, e sugeri-los para você os adicionar como amigos.
Você provavelmente liberou o acesso à sua agenda. Esta é uma opção que aparece quando você roda o Messenger pela primeira vez no smartphone, e a interface é feita precisamente para você dizer “sim”. Se você disser “não”, o app do Facebook vai insistir na pergunta: