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Como levantar o astral de um vendedor quando os clientes jogam o bicho para baixo.


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A vida de vendedor não é moleza. É rejeição o dia inteiro. Clientes potenciais desligando o telefone na cara, chefe negando melhores condições de preços para fechar os negócios pendentes, concorrente roubando os poucos clientes que sobraram, e ainda tem a Copa, as eleições e o carnaval para atrapalhar!

Ou seja, além da necessidade de ter sempre as melhores condições comerciais, produtos, benefícios, serviços etc, o vendedor ainda tem que ter TESÃO o suficiente para levantar o próprio astral quando tudo ao seu redor joga contra.

Como fazer isso?

Aqui vão algumas dicas:

1. SEMPRE olhe o lado positivo das negativas. Todo cliente tem pelo menos umas 10 dúvidas na cabeça antes de comprar uma coisa. Durante o processo tradicional de compras você vai ouvir uns 10 NÃOs de um cliente até que você apresente a ele informações que o ajude a decidir. O cliente vai dizer NÃO enquanto você não mostrar um comparativo entre a concorrência e você; o cliente vai dizer NÃO enquanto você não mostrar uma planilha que prova o retorno sobre o investimento que ele vai fazer; o cliente vai dizer NÃO até que você o ajude a provar para o chefe dele que faz sentido investir todo o tempo que será necessário investir para instalar o que você vende, e assim por diante. O problema da rejeição não é exatamente um problema do vendedor, mas uma condição real que acontece em todas as vendas. Imagine que cada rejeição torna o vendedor ainda mais forte e preparado para enfrentar os próximos clientes que também terão as mesmas dúvidas. Quanto mais rejeições você ouvir no curto prazo, melhor você estará para superar os clientes no médio longo prazo.

2. As vezes você ganha e as vezes você aprende, você nunca perde! Parece frase de auto-ajuda mas não é. Se o cliente te rejeitou é porque VOCÊ cometeu algum erro. Analise o que você fez, e tente lembrar das reações do cliente frente as palavras que você usou para vender. Lembre-se sempre que a PALAVRA VENDE, ou a palavra não vende. No final do dia você foi rejeitado por conta dos erros que você mesmo cometeu. Seja honesto com você mesmo e aponte os próprios erros para não comete-los novamente. Errar faz parte da vitória. Perdoe- se e siga em frente.

3. Ninguém fecha 100% dos negócios. Seja otimista o tempo todo, mas não fique esperando que você vai ganhar todos os negócios. Você vai ouvir muitos NÃOs. O tempo todo. Por isso que é importante ser um vendedor super proativo e produtivo para se meter em dezenas de negócios diferentes ao mesmo tempo para que um SIM compense um NÃO. Não relaxe frente a possibilidade de bater a meta com um único negócio!!!

4. Use a Força. Os seus colegas vendedores também estão sendo rejeitados nesse exato momento. Troque experiências com eles! Converse com eles sobre os argumentos que funcionam e os argumentos que não funcionam. Você não está sozinho! Junte-se a força! Participe dos fóruns de discussão sobre vendas na Linkedin. Troque experiências por lá!

Conquistar um excelente cliente é tão difícil quanto pegar a menina mais bonita da balada. Tá todo mundo com medo de se aproximar dela.

Leva quem chegar primeiro com as informações que provam que o cara é uma boa pessoa.

Vamos prá cima!

Via RSS de BizRevolution. Um Novo Olhar Sobre As Mesmas Coisas.

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