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Como manter a cultura de pequena empresa, mesmo depois de crescer


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Quando um negócio nasce, os valores, as ideias e os hábitos da equipe estão voltados para a vontade de ascender. O time começa enxuto, tornando as relações sociais mais estreitas. O contato com a clientela também é intenso. Como fazer com que esta cultura empreendedora perdure, mesmo após a empresa crescer?A FreshBooks, empresa de contabilidade em nuvem sediada em Toronto, Canadá, iniciou as atividades em 2003, com uma equipe restrita. Atualmente, mais de 5 milhões de pessoas usam o serviço para administrar seus negócios e 90 funcionários integram o corpo da empresa. Stuart MacDonald, diretor de marketing e de receita da Freshbooks, recomendou ao site Entrepeneur.com quatro dicas de como manter a cultura de negócio principiante. Confira:

1- Mantenha a perspectiva de um proprietário de pequeno negócio

MacDonald conta que, quando a empresa ainda era pequena, era mais fácil ter empatia pelas dores sentidas por empresários iniciantes – fossem elas causadas pela papelada que os mantinha longe do trabalho ou pela luta e esforço que empreendiam para manter o negócio de pé. É importante sempre se colocar no lugar de quem está começando: na forma como os clientes são atendidos, no cuidado com o desenho do produto, na garantia de qualidade do serviço.

2- Construa uma base de princípios

Definir uma cultura para a empresa não significa obrigar a todos que pensem da mesma forma que o presidente. No entanto, é importante instituir princípios comuns, que guiarão o estabelecimento de prioridades, o atendimento de clientes e os relacionamentos entre funcionários. Uma boa ideia é escrever quais serão esses valores e expô-los em um local visível, para que sejam sempre lembrados.

 3-    Crie canais de comunicação

Quando a empresa é pequena, a troca de experiências e os diálogos entre a equipe são mais frequentes. É natural que, com a expansão do negócio, a comunicação torne-se deficitária. Para solucionar o problema, a FreshBooks elaborou uma estratégia interessante: todos os funcionários rodiziam no setor de atendimento ao consumidor. Até mesmo o CEO desempenha a função. Dessa forma, a empresa inteira mantém contato constante com seu público.

 4-  Estimule a cultura da empresa nas horas vagas

A companhia precisa sempre estar ao lado de sua equipe. A FreshBooks, por exemplo, estimula a convivência entre seus funcionários ao propiciar às famílias de cada um uma viagem durante um fim de semana ao ano.Todos fazem a excursão juntos. Afinal, a diversão também pode ser um dos valores da empresa.

Via RSS de Papo de Empreendedor

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