1- Mantenha a perspectiva de um proprietário de pequeno negócio
MacDonald conta que, quando a empresa ainda era pequena, era mais fácil ter empatia pelas dores sentidas por empresários iniciantes – fossem elas causadas pela papelada que os mantinha longe do trabalho ou pela luta e esforço que empreendiam para manter o negócio de pé. É importante sempre se colocar no lugar de quem está começando: na forma como os clientes são atendidos, no cuidado com o desenho do produto, na garantia de qualidade do serviço.
2- Construa uma base de princípios
Definir uma cultura para a empresa não significa obrigar a todos que pensem da mesma forma que o presidente. No entanto, é importante instituir princípios comuns, que guiarão o estabelecimento de prioridades, o atendimento de clientes e os relacionamentos entre funcionários. Uma boa ideia é escrever quais serão esses valores e expô-los em um local visível, para que sejam sempre lembrados.
3- Crie canais de comunicação
Quando a empresa é pequena, a troca de experiências e os diálogos entre a equipe são mais frequentes. É natural que, com a expansão do negócio, a comunicação torne-se deficitária. Para solucionar o problema, a FreshBooks elaborou uma estratégia interessante: todos os funcionários rodiziam no setor de atendimento ao consumidor. Até mesmo o CEO desempenha a função. Dessa forma, a empresa inteira mantém contato constante com seu público.
4- Estimule a cultura da empresa nas horas vagas
A companhia precisa sempre estar ao lado de sua equipe. A FreshBooks, por exemplo, estimula a convivência entre seus funcionários ao propiciar às famílias de cada um uma viagem durante um fim de semana ao ano.Todos fazem a excursão juntos. Afinal, a diversão também pode ser um dos valores da empresa.