O modelo do empregado que sai de casa todos os dias no mesmo horário para executar uma porção de tarefas enfadonhas e conta os dias para que a semana chegue ao fim parece estar com os dias contatos. Pelo menos, para quem atua no segmento de economia criativa – como são chamadas as empresas de tecnologia, inovação e design, entre outros negócios – a preocupação é encontrar um ambiente em que o funcionário tenha motivação no próprio trabalho.
Segundo Alexandre Magno, sócio da empresa de treinamento Adaptworks, no passado, os funcionários eram motivados por razões extrínsecas ao trabalho – como bônus financeiros, benefícios e o próprio salário. No sistema da economia do conhecimento, a motivação tem de ser intrínseca, ou seja, faz parte do prazer em realizar as tarefas do dia a dia. “Os novos profissionais escolheram trabalhar com algo que lhes dá prazer, que estudam porque gostam do tema”, diz.
Magno, que realiza treinamentos do conceito de Management 3.0 – baseado no livro do holandês Jurgen Appelo –, explica que há uma mudança no mercado de trabalho motivada por uma invasão de profissionais com pouca idade e formação consistente. Além disso, os negócios se tornaram mais dinâmicos, e as empresas são obrigadas a lidar permanentemente com o imprevisível. “Há 20 anos, o plano anual era discutido uma vez por ano e seguido com poucas alterações. Hoje, a cada 15 dias, é necessário fazer uma revisão”, diz.
No modelo 3.0, o gestor trabalha como uma espécie de guia de um time auto-organizado e capaz de tomar algumas decisões por conta própria. O poder precisa ser descentralizado nas empresas, mas o gestor precisa estar preparado para “empoderar” as pessoas certas, mantendo a harmonia da equipe e criando as condições ideais para que os profissionais conquistem os melhores resultados.
“O gestor não é bonzinho, ele não abre mão dos resultados. O que muda é a forma de demandar isso. O líder precisa fazer com que o os funcionários enxerguem um propósito no trabalho para executá-lo”, diz Magno. Abaixo, três dicas práticas para conquistar esse clima na sua empresa.
1. Descentralize o poder e dê autoridade para as equipes – Mais do que nunca, delegar as tarefas “de verdade” é fundamental para manter os funcionários motivados.
2. Trabalhe com metas compartilhadas – Assim é possível estimular um trabalho coletivo e colaborativo, gerando interdependência entre os membros da equipe.
3. Proporcione momentos de aprendizado durante o trabalho – Os funcionários valorizam mais o aprendizado contínuo, no dia a dia das atividades do que concentrado em momentos específicos, diz Magno.