X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Como manter a equipe motivada em empresas de economia criativa?


criativo

O modelo do empregado que sai de casa todos os dias no mesmo horário para executar uma porção de tarefas enfadonhas e conta os dias para que a semana chegue ao fim parece estar com os dias contatos. Pelo menos, para quem atua no segmento de economia criativa – como são chamadas as empresas de tecnologia, inovação e design, entre outros negócios – a preocupação é encontrar  um ambiente em que o funcionário tenha motivação no próprio trabalho.

Segundo Alexandre Magno, sócio da empresa de treinamento Adaptworks, no passado, os funcionários eram motivados por razões extrínsecas ao trabalho – como bônus financeiros, benefícios e o próprio salário. No sistema da economia do conhecimento, a motivação tem de ser intrínseca, ou seja, faz parte do prazer em realizar as tarefas do dia a dia. “Os novos profissionais escolheram trabalhar com algo que lhes dá prazer, que estudam porque gostam do tema”, diz.

Magno, que realiza treinamentos do conceito de Management 3.0 – baseado no livro do holandês Jurgen Appelo –, explica que há uma mudança no mercado de trabalho motivada por uma invasão de profissionais com pouca idade e formação consistente. Além disso, os negócios se tornaram mais dinâmicos, e as empresas são obrigadas a lidar permanentemente com o imprevisível. “Há 20 anos, o plano anual era discutido uma vez por ano e seguido com poucas alterações. Hoje, a cada 15 dias, é necessário fazer uma revisão”, diz.

No modelo 3.0, o gestor trabalha como uma espécie de guia de um time auto-organizado e capaz de tomar algumas decisões por conta própria. O poder precisa ser descentralizado nas empresas, mas o gestor precisa estar preparado para “empoderar” as pessoas certas, mantendo a harmonia da equipe e criando as condições ideais para que os profissionais conquistem os melhores resultados.

“O gestor não é bonzinho, ele não abre mão dos resultados. O que muda é a forma de demandar isso. O líder precisa fazer com que o os funcionários enxerguem um propósito no trabalho para executá-lo”, diz Magno. Abaixo, três dicas práticas para conquistar esse clima na sua empresa.

1. Descentralize o poder e dê autoridade para as equipes – Mais do que nunca, delegar as tarefas “de verdade” é fundamental para manter os funcionários motivados.

2. Trabalhe com metas compartilhadas – Assim é possível estimular um trabalho coletivo e colaborativo, gerando interdependência entre os membros da equipe.

3. Proporcione momentos de aprendizado durante o trabalho – Os funcionários valorizam mais o aprendizado contínuo, no dia a dia das atividades do que concentrado em momentos específicos, diz Magno.

Via RSS de Papo de Empreendedor

Leia em Papo de Empreendedor

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot