Ok, você tem um website. Mas será que ele está jogando a seu favor, ou contra você?
De acordo com uma pesquisa da Missouri University of Science and Technology, leva menos de 2 décimos de segundo para um visitante formar a sua opinião sobre o seu website.
Isso significa que o design de seu website pode garantir que o consumidor compre o seu produto, ou fazer com que eles vão buscar outras alternativas.
Quando o design do website tem menos de 1 segundo para criar uma boa impressão, você precisa saber exatamente o que fazer e o que priorizar.
Aqui estão algumas maneiras de como esses elementos afetam seu website e como você pode otimizar cada recurso para deixar uma impressão duradoura.
#1. Navegação
A navegação rápida e fácil em seu website irá construir a confiança na mente de seu cliente. Quando um website se abre para ser explorado, o usuário precisa acreditar que o website não tem nada a esconder.
Mantenha informações adequadas (breadcrumbs, links, etc.) adequados que ajudem o cliente a manter o controle sobre onde ele está dentro do seu website.
Além de ser rápida, a navegação deve ser esteticamente criativa também. Mesmo de maneira simples é possível brincar com linhas e formas básicas para que o seu website mostre um novo olhar entre os milhões de websites que as pessoas navegam diariamente.
#2. Imagem primária
Os visitantes são atraídos pelo visual de seu website. Grandes e belos visuais. Se você estiver usando um visual primário em sua home page, você está certificando que os olhos dos clientes sejam direcionados para um único ponto focal.
Ele pode, então, tornar-se mais fácil para ajudar você a orientar os olhos dos clientes para um call to action.
A imagem principal precisa ser refrescante, otimizada para o download rápido e, de cores vivas.
Escolha com muito cuidado as imagens de seu website. Elas podem jogar contra ou a favor da sua empresa.
#3. Conteúdo
O conteúdo de seu website deve ser feito sob medida para o seu cliente. Em vez de reclamar sobre o que a sua empresa realizou ao longo de anos, seus objetivos devem ser dizer a seus clientes como você pode ajuda-los.
O tom de voz de seu website deve ser pessoal e de acordo com a idade e a personalidade de seus clientes. Concentre-se individualmente em cada leitor em vez de querer atingir milhões.
#4. Mensagens recentes
Se você tem um blog, é sempre bom mostrar o que as outras pessoas estão lendo e recomendando em seu blog.
Ele funciona como um endosso aos leitores reais. Se você tem um post adicionado recentemente, deixe o visitante saber disso, para que ele possa ler o que de mais recente o seu website tem a oferecer.
Um estudo do Guitar Pro Labs provou que apenas adicionando mensagens populares e artigos recentes aos websites dobraram o número de resultados dos websites nas buscas do Google.
#5. Botões de compartilhamento
Adicionar botões de compartilhamento de mídias sociais ao seu website geralmente garante que os seus visitantes serão capazes de expressar suas opiniões sobre a sua marca imediatamente.
Um usuário espera ver botões de compartilhamento social em um website. Então tê-los não lhe da pontos. No entanto, se você não o fizer, você vai ter espectadores procurando por eles e, em seguida deixando sua página reclamando sobre um website desatualizado.
#6. Estética
Lembre-se que o cérebro humano está programado para notar coisas incomuns. O que nós litamos até agora lida com as características técnicas do website. Algo que a equipe de desenvolvedores precisa fazer.
A estética é um assunto em si, mas em geral a linguagem do design de um website precisa ser consistente.
Lembre-se que as linhas, formas, cores e texturas, tudo cria um estado de espírito e evocar um sentimento. Você precisa criar uma sinergia que evoca o seu cliente ao tipo de percepção que você deseja criar.
Crie uma ferramenta homogênea
No final, a estética do seu website só pode exercer um certo controle sobre a mente do espectador. Se você quiser criar uma impressão melhor, precisa olhar além da estética e chegar nos termos técnicos do design.
Detalhes como posts recentes podem dobrar a sua presença nos resultados dos buscadores, enquanto os botões sociais podem aumentar o número de pessoas que chegam ao seu website.
A curadoria de conteúdo de acordo com as personalidades do seu público é algo de grande importância e, junto a isso, um menu de fácil navegação vai fazer toda a diferença na maneira com que os usuários navegam em seu website.
Por fim, dê um passo para trás e analise seu website como um todo. Olhe-o como você enxerga uma pessoa: ele é bem vestido (nem muito formal, nem casual demais)? Será que o visual está sobrecarregando o texto ou está gritante demais?
Confronte as fraquezas de seu website e reformule impiedosamente qualquer conteúdo desnecessário.
Cada elemento de seu website deve ter uma razão sólida para estar lá, caso contrário, os espectadores virão para o seu website e sairão sem entender nada.
___
Este artigo foi adaptado do original, “How Website Design Affects Your Online Business”, do Cygnis media.
Via RSS de YOW I Soluções para Inbound Marketing
Leia em YOW I Soluções para Inbound Marketing