Antes da Internet, as táticas de marketing eram diferenciadas de acordo com as múltiplas possibilidades empresariais e de negócios.
Uma das ideias era a de que pelo menos uma porcentagem de toda a publicidade feita deveria ter algum efeito, de modo que os demais compradores surgiriam pelo impulso do interesse nos serviços e produtos. Se não houvesse resposta do público, os comerciantes apelavam para os serviços de telemarketing.
Os profissionais desta área, por sua vez, gastaram milhões em uma técnica que se mostrou improdutiva, já que as taxas de sucesso do telemarketing foram baixíssimas e sua eficácia está envenenada, inclusive para as vendas futuras.
Infelizmente (para o consumidor), não mudou muita coisa. Muitos comerciantes de hoje ainda adaptam as piores práticas de marketing para as novas ferramentas, como email, anúncios pagos e redes sociais. O mantra continua sendo o de “chegar primeiro“. Mas os consumidores mudaram, e agora rejeitam estas táticas ultrapassadas de marketing massivo e invasivo, bloqueando emails indesejados e publicidade online.
O Inbound Marketing é o novo estilo, que descarta táticas ultrapassadas e se foca nos meios para construir relacionamentos com os consumidores. O Inbound se concentra em atrair e estimular os compradores com conteúdo interessante, útil, e está melhorando a reputação do marketing em si.
Estes são apenas dois exemplos de como isso está acontecendo:
– É menos invasivo:
No Inbound Marketing, o conteúdo, produto ou oferta jamais são “empurrados” para o cliente. Eles são postados em blogs, sites e redes sociais, e os consumidores interessados no conteúdo é que o procuram. As engines de busca, como o Google, podem favorecer este processo, quando bem utilizadas.
– Chega no momento certo:
Pesquisas mostram que mais de 80% das ligações captadas (no modelo tradicional de telemarketing) são perdidas. Os clientes não querem, ignoram, desligam. Para contornar isso, os comerciantes tentavam convencer o cliente.
O Inbound Marketing é diferente por isso: não sendo invasivo, atinge os clientes potenciais no momento certo, aquele em que eles procuram ou realmente têm interesse prévio pelo produto.
Para melhorar, a introdução do Marketing Digital vai melhorar ainda mais a estratégia toda. Incutir sentimento de posse pelos interessados, por exemplo, é uma forma de utilizar as novas ferramentas ao seu favor. E é assim que o Inbound Marketing melhora, aos poucos, a reputação do Marketing como um todo.
Adaptado de artigo originalmente publicado na KunoCreative.
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