X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Como o Oculus Rift nos transforma em testemunhas de violência para exercitar nossa empatia


Ok, a gente já sabe que o Oculus Rift é uma BAITA ferramenta para jogos e para imersões em outros mundos. Só recapitulando, portanto, algo que já escrevemos um tempo atrás:

Oculus Rift é fantástico. Se você testou a encarnação original, sabe que ele é incrível. É realidade virtual feita de maneira correta como nunca visto antes. É revolucionário.

É tudo verdade. Além de nos levar para mundos que nunca imaginamos, ele expande a nossa imaginação para campos com os quais nunca sonhamos antes. Mas e se o Oculus Rift fosse usado para mostrar realidade, muita realidade, realidade até dizer chega?

Foi isso que se perguntou Nonny de La Peña, CEO do Emblematic Group e pesquisadora na USC, nos EUA. Ela resolveu usar o Oculus para nos colocar na pele de testemunhas de crimes, de agressões e até de guerras. E, por causa desse trabalho, tão simples e tão forte, ela foi eleita uma das pessoas que fazem o mundo mais criativo pela Fast Company, uma das principais referências em inovação nos EUA. Ela é, simplesmente, uma pioneira em usar realidade virtual para criar experiências impressionantes — e que estimulam a nossa empatia para com os conflitos que pessoas de diferentes lugares do mundo precisam enfrentar.

E como ela faz isso? De várias formas. Ela faz apuração jornalística de um evento. Por exemplo, a guerra na Síria (esse projeto teve apoio até do Fórum Econômico Mundial). É um trabalho extenso, que envolve a captação de sons, a descrição exata dos lugares onde as coisas aconteceram e até a forma como as pessoas reagem… a uma bomba explodindo.

Então ela usa sensores para medir os seus movimentos, caro leitor, e transporta esses movimentos para o Oculus Rift. Pronto. Você está caminhando por uma cidade da Síria. Você, num escritório neste Brasil brasileiro, acaba se transformando numa testemunha de guerra na Síria — ou vê como policias maltratam imigrantes ou testemunha estupros em universidades.

Muita gente diz que as pessoas acabam se desumanizando na internet — muito ódio, muito troll, muita gente sem muita coisa para fazer. Porém, trabalhos como o de Nonny mostram que a menina internet, com o Oculus Rift, podem dar uma baita força para nos colocar no lugar de outras pessoas, que sofrem muito mais do que nós — e a gente pode dizer que o projeto faz isso QUASE literalmente.

Veja alguns dos vídeos abaixo. Infelizmente, não há legenda para o português. Mas você vai entender…

Síria

Espancamento

Fome

O post Como o Oculus Rift nos transforma em testemunhas de violência para exercitar nossa empatia apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.

aa wxRAVLzqnAo

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot