O seu website se preocupa com a experiência do usuário? Saiba que esse é o principal critério para que ele não seja abandonado pelo leitor
O mundo está conectado à internet. Entre os milhares de aplicativos e websites que os usuários acessam todos os dias, o seu website precisa se destacar e fazer uma boa impressão.
Quando as pessoas lançaram à máxima, “a primeira impressão é a que fica”, certamente tinham o projeto de UX em mente.
No mundo virtual, a primeira impressão é construída em menos de 5 segundos e é a sua salvação para ganhar ou perder um cliente. Vamos dar uma olhada em algumas maneiras em que você pode impressionar o seu cliente e criar um impacto duradouro.
#1. Crie pontes
Seu website deve ser capaz de criar vínculo entre pedaços de informação, pessoas e dispositivos.
O propósito de um website hoje é ir além de apenas um portal de informação. Seu website não deve apenas fornecer conhecimento, mas também deve envolver os seus usuários e dar-lhes opções para seguir a sua empresa através de aplicativos e dispositivos móveis.
A informação deve ser relativa, que ajuda o usuário a se conectar com sua marca ou de criar familiaridade com o seu serviço.
O website para o filme O Espião que Sabia Demais é um excelente exemplo de traduzir a informação dentro do contexto do filme.
Além disso, há também links para a compra do filme em Blu-ray e DVD. Além disso, o design do website é otimizado para dispositivos móveis.
O website do filme “O Espião que Sabia Demais” faz uma ótima conexão entre o conteúdo e as informações de compra do filme.
#2. O primeiro olhar
A primeira impressão de seu website vem sua página inicial, ou em uma landing page e você tem poucos segundos para mantê-lo em seu website.
O humor esperado do usuário deve ser óbvio através do seu design. Você deve dar aos espectadores um ponto focal grande para repousar os olhos. Esse ponto pode ser um call to action ou uma ideia bem-humorada de sua marca.
Evite sobrecarregar o website com muita informação e manter a hierarquia visual através de cores e espaços negativos a ideia da sua empresa.
O website da Taylor Swift capta instantaneamente a atenção do espectador e oferece imediatamente call to action na primeira imagem.
A imagem mostra a popularidade da cantora, enquanto o jogo de cores e o texto parece atraente à vista. A página principal atrai o espectador para o website e no faz sentir parte da viagem da cantora.
#3. Navegabilidade
A navegação em seu website precisa ser simples e fluída. Os usuários não devem perder tempo pescando informação em torno de links inúteis.
Normalmente, os websites usam cabeçalhos e rodapés para exibir links mais importantes, mas não há nenhuma regra explícita sobre isso no mundo do design.
Sua infraestrutura deve ser fácil de navegar e os breadcrumbs nas páginas deve ajudar o usuário a se localizar.
O website oficial de JK Rowling incorpora um sistema de navegação único. Ao contrário dos websites convencionais em que você tem que ir para diferentes páginas para ver notícias sobre diferentes assuntos, o website da autora tem uma opção de filtro na parte inferior.
Ao escolher um item como “Casual Vacancy”, seu novo livro, você irá automaticamente retirar as notícias sobre o lançamento do livro diretamente da web.
#4. Vencendo a batalha entre design e conteúdo
Quando se trata de combinar um monte de informações com design atraente, web designers enfrentam um dilema.
Muito texto pode soar arrogante, enquanto muito design desperdiça espaço precioso. A sua empresa deve ser capaz de equilibrar os 2 e contar uma história através de seus efeitos visuais.
Se você quiser avaliar se seu projeto está se comunicando bem, simplesmente esconda todo o texto. Em seguida, avalie se você ainda pode descobrir o que o seu website está tentando dizer.
Caso contrário, você não está usando a comunicação de uma maneira completa.
O website Every Last Drop é um serviço que ajuda os espectadores a se tornarem conscientes sobre seu consumo de água e como eles podem conservar esse precioso recurso.
A única página de rolagem é uma animação 2D engenhosa que leva você ao longo do dia de um cidadão inglês.
A animação combina perfeitamente conteúdo e design sem sobrecarregar o leitor.
#5. Mantenha olhos e ouvidos abertos
Pegue feedback dos visitantes e analise os dados para descobrir quais partes de seu website estão tendo mais visualizações e cliques.
Descobrir qual o conteúdo está ganhando mais atenção dos usuários é crucial para os desenvolvedores de conteúdo.
Isso também vai ajudar a entender quais páginas que você precisa otimizar mais para os buscadores.
O The New Yorker tem um portal que permite aos visitantes ver os artigos mais compartilhados e mais lidos.
Isso não apenas ajuda os leitores, como também faz com o The New Yorker tenha dados valiosos que podem mostrar qual tipo de conteúdo precisa ser produzido para chamar atenção dos leitores.
O website do The New Yorker usa o conteúdo mais visto e compartilhado para atrair mais visualizações.
A experiência do usuário
Um desenvolvedor web deve pensar como um designer e um designer deve ver as coisas do ponto de vista do desenvolvedor.
A equipe de desenvolvimento de websites deve trabalhar em conjunto e chegarem a um layout que chama atenção do visitante e que permita navegar por ele de maneira simples.
O website não deve ser apenas atraente para o usuário, mas também deve ter ferramentas funcionais para ajudar o administrador do website a monitorar a sua reputação, resposta do cliente e feedback.
Por fim, um website deve sempre estar otimizado para dispositivos móveis. Se você tiver dúvidas sobre o papel do design na experiência do usuário, escreva-nos em [email protected] e nós ficaremos felizes em ajudar.
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Este artigo foi adaptado do original, “Is Your Website Managing Customer Experience?”, da Cygns media.
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