Polêmica da vez nos Estados Unidos, uma lei que amplia os poderes do governo americano para punir quem for pego praticando pirataria na rede causou um grande prejuízo para a GoDaddy, a empresa de registro de domínios e outros serviços relacionados a hospedagem de sites. Eles decidiram apresentar seu apoio à lei SOPA (Stop Online Piracy Act) sem perguntar o que os clientes pensam disso. No reboliço após o anúncio da decisão, nada menos que 21 mil domínios saíram da GoDaddy em apenas um dia.
O The Next Web fez a compilação do número de domínios transferidos da GoDaddy para outra empresa na semana passada, a semana determinante do caso. Foram 8,8 mil desligamentos na segunda-feira (dia 19/12). Na sexta-feira (23/12), durante o ápice da confusão, nada menos que 21 mil domínios foram desligados.
Tudo bem que a GoDaddy é uma empresa grande, com milhões de domínios recebendo atenção deles, mas 21 mil em uma dia não é um número exatamente desprezível. Nas redes sociais houve uma horda de clientes da empresa afirmando que estavam deixando-na após a decisão de apoiar a lei SOPA.
No fim das contas, os executivos da GoDaddy voltaram atrás na decisão. Lucidez, até que enfim. Emitiram um comunicado falando que são contra a pirataria na rede, mas que não podem apoiar uma lei que a comunidade tão claramente sinalizou que não apóia. Ainda faltava eles retirarem a assinatura deles apoiando a lei, mas pelo menos em relações públicas eles já falavam de deixar de lado o apoio à SOPA.
Com certeza pesou no bolso. Pouco mais de 21 mil clientes pagando US$ 7 dólares anuais por um domínio causariam impacto de quase US$ 150 mil no ano que vem. De novo não estamos falando de uma cifra exatamente desprezível.
Como perder 21 mil domínios em um só dia