Uma das oportunidades que a internet e as mídias sociais traz hoje é poder se conectar com as pessoas mais influentes do seu segmento de mercado. Isso demanda trabalho e uma abordagem bastante sofisticada.
Ter uma boa relação com pessoas influentes nas mídias sociais é um dos maiores desafios das empresas com marketing na internet. Isso porque o processo de aproximação é lento, longo e muitas vezes, complicado. Mas ele pode valer muito a pena.
A verdade é que se aproximar dessas “celebridades” das mídias sociais é como namorar. É preciso saber sobre o seu “pretendente”, conhecer seus gostos, o que esperam das outras pessoas, etc. Isso porque você não quer apenas uma propaganda momentânea, que vai ser esquecida daqui há cinco minutos. O que você precisa é de um “relacionamento sério” com esses influenciadores.
Eles podem ser a porta de entrada das redes sociais e te ajudar a ter propaganda e mais presença.
Para te ajudar nesse “jogo de conquista” online, nós separamos alguns passos que você pode seguir para aproximar de seu influenciador.
Se você saber mais sobre o que significa ser um influenciador, nosso post Como se tornar um influenciador nas redes sociais, que explica um pouco sobre isso. Pessoas influentes nas mídias sociais são aqueles que, na sua indústria, tem uma grande influência nas redes sociais. As pessoas confiam em seus nomes, e tendem a confiar também em suas opiniões sobre o seu nicho.
7 Dicas para aproximar pessoas influentes nas mídias sociais:
1. Identifique seu influenciador nas mídias
A primeira coisa que você deve fazer é entender quem é o seu influenciador. Busque pensar quem é o maior nome na sua área, com quem você deseja que a sua empresa compita um dia, quem era a presença mais importante da última conferência que você participou. Essa é a pessoa que mais influencia a sua área.
Faça uma lista dessas empresas e pessoas pioneiras e procure por eles nas mídias socias (Twitter, Facebook, Google+, etc). Determine quais as mídias sociais que funcionam melhor para a sua empresa (se não forem todas) e “curta” ou “siga”-os. É simples assim. Agora você tem alguns dos grandes nomes nas suas plataformas nas redes sociais, e você está a alguns passos de melhorar a sua presença nelas.
2. Compartilhe os conteúdos deles
Agora que você está conectado com os seus influenciadores, está na hora de começar a subir no conceito deles. Você precisa dizer para eles algo do tipo “Oi, a minha empresa realmente gosta das suas coisas e as compartilha, então você deveria agradecer dando o seu suporte a ela!”. Compartilhe tudo. Leia o blog deles, use o conteúdo deles em seu blog, curta aqui, retweet ali, +1 acolá; a estratégia é fazê-los olhar para você.
3. Convide-os para blogar como convidados
Convidar alguém para postar em seu blog é uma maneira simples de influenciadores aumentar seus próprios seguidores e você também. Postando o conteúdo deles em seu blog, seus leitores te respeitam mais por verem influenciadores nele, enquanto eles mesmos podem ter mais seguidores e leitores a partir dos seus – já que podem passar a ser lidos pelos seus leitores. Seus leitores vão achar o seu blog legal também, já que tem uma relação de igual pra igual com esses influenciadores, confiando mais na sua empresa. Você ganha credibilidade, e os influenciadores, mais leitores.
4. Deixe-os te dar conselhos empresariais
Quando você pede conselhos para eles, vocês está elogiando o conhecimento deles. Então, não tenha medo: peça para esses astros das mídias sociais conselhos sobre marketing e use-os! Eles são os melhores na área por um motivo, e você ainda os agrada no processo. Criar um relacionamento com eles é importante, e você não consegue fazer isso sem criar um sentimento de confiança com eles.
5. Junte-se a eles na criação de conteúdo
Teve uma ideia completamente inovadora que poderia virar um ebook ou um conteúdo novo para a internet? Se é realmente inovador, esses influenciadores podem ficar interessados nessa ideia também. Você gostaria de créditos pelo mais novo best seller da área, não? Eles também. Então, peça para os seus influenciadores para entrar na equipe de produção dessa inovação com você, e eles ficaram orgulhosos de si mesmos. Você ganha ótimo conteúdo e muita publicidade, enquanto os influenciadores compartilham esse conteúdo com seus seguidores. E ainda por cima você se aproxima ainda mais deles!
6. Relaciona-se com eles offline
Você sabe que às vezes somente o cara a cara permite que você feche uma venda. A mesma coisa acontece com esses influenciadores. Uma vez que você já está bastante próximo deles, é hora de entrar em contato em conferências e eventos. Mesmo que seja só um “Olá, prazer, tudo bom?”, colocar um rosto ligado ao seu nome é uma boa maneira de levar esse relacionamento a outro patamar, que é o de compartilhar o seu conteúdo.
7. Peça a eles que compartilhem o seu conteúdo
Todas as curtidas e retweetadas que você deu a seus influenciadores, você quer que eles te dêem de volta, não é? O último passo para que esse relacionamento seja duradouro e lucrativo é que eles compartilhem o seu conteúdo. Você pode não ter sentido ainda, mas um líder da sua área retweetando algo da sua empresa é uma maneira simples e efetiva de aumentar a publicidade.
Quando você pedir a seus influenciadores para compartilhar seu conteúdo, tente não parecer tão “vendedor”. Mande para eles um pequeno email pedindo para eles que tweetem sobre um artigo do seu blog, ou mesmo tweet pra eles (caso eles fiquem muito tempo online). Uma vez que você tem uma relação suficientemente forte com eles, talvez você nem precise pedir. Se eles confiarem na sua empresa, eles vão automaticamente tweetar sobre seu novo artigo, e a sua audiência nas mídias sociais irá crescer drasticamente.
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Texto adaptado de Proven Ways to Engage with Social Media Influencers, de Dan Baum.
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