Uma das maiores dificuldades do empreendedor é se manter motivado apesar dos desafios… Outro dia mesmo, sentei na frente do computador sem a menor vontade de escrever, de falar com clientes, enfim… de trabalhar. Quem não tem seus dias de “vacas magras”, de desânimo, de vontade de ficar embaixo das cobertas e não ser incomodado por ninguém?
Como seria bom se eu não tivesse esses dias também… Que eu não tivesse esses dias em que dá vontade de jogar tudo para o ar, ligar o f-da-se e desistir de tudo…
Infelizmente, muitos empreendedores acabam fazendo isso no desespero. Muitas vezes esses dias demoram mais do que o normal para passarem e a sensação que temos é que o caminho mais certo mesmo é desistirmos. Fora que dependendo de quem está a nossa volta, isso só se agrava. Nesses dias o que mais precisamos, além de nos darmos o direito de nos sentir assim, é de uma boa equipe de torcedores. O que eu quero dizer com isso? Pessoas que nos apóiem e queiram o nosso sucesso. Como respondi para minha amiga hoje “pois o mundo em geral vai sempre nos testar e tentar nos trazer para baixo”.
Então para resumir, o que devemos fazer quando isso acontece:
- saber se esse desânimos tem alguma causa específica ou veio assim, “do nada”;
- se veio de uma causa específica, é preciso analisá-la e ver como resolvê-la;
- senão, o importante é saber que é normal, e assim como o desânimo veio ele vai embora;
- se unir a pessoas positivas, que te apoiem em todos os aspectos do teu negócio e vida;
- procurar fazer alguma ação que te levante. Ela não precisa ser necessariamente relacionada ao seu negócio, como por exemplo colocar uma música bem alta e dançar por 5 minutos…
- e se nada disso funcionar, toma um chazinho de camomila ou um chocolate quente ou frio (dependendo do clima), pega um filme bem alto-astral na locadora, se mete embaixo das cobertas (ou do ventilador) e relaxa!
O importante é não tomar nenhuma decisão drástica neste momento, pois as piores decisões são tomadas nos momentos de desespero!