É possível produzir marketing de conteúdo sobre assuntos que não dominamos e, com isso ampliarmos nosso aprendizado e nossa maneira de enxergar as coisas
É comum ouvir o questionamento quando o assunto é marketing de conteúdo, sobre como é possível escrever sobre os serviços de terceiros – que muitas vezes não dominamos.
O que essas pessoas realmente querem saber é o que sabemos sobre o assunto dela. É justamente essa pergunta que permeia a mente das pessoas quando se fala em terceirizar o marketing de conteúdo.
O que uma produtora de conteúdo sabe sobre creme dental, sobre software de captura de e-mail, ou sobre doação de órgãos? Realmente produtores de marketing de conteúdo não sabem muito – ou não sabem quase nada sobre esses assuntos específicos.
Mas, por outro lado é possível levantar estatísticas, estudos e muitas informações sobre qualquer mercado. Essa é a maneira de produzir conteúdo original e verdadeiro de maneira profissional, sem fazer merchandising.
A fim de realizar um marketing de conteúdo efetivo, incluindo blogs, guias, downloads, vídeos e outras peças de conteúdo, você precisa saber exatamente o que está falando.
Isso significa que, não importa o setor, você precisa se tornar um especialista no que está falando. Com exceções de raras cirurgias cardíacas e segredos da NASA, é preciso saber escrever sobre qualquer coisa.
Isso pode ser intimidante, especialmente se o assunto está tão longe do seus conhecimentos a ponto de você facilmente confundir mecatrônica com metacromática.
Para que qualquer marketeiro de conteúdo consiga se familiarizar com os assuntos e desenvolva uma certa perícia para produzir conteúdos de temas não relacionados, é preciso utilizar-se de um pequeno roteiro.
#1. Pesquisa, pesquisa, pesquisa
Infelizmente esse é o primeiro e, indispensável passo para se conseguir informações. E você vai precisar cavar o máximo de informações sobre o tema que for possível.
Pergunte aos seus clientes sobre qualquer tipo de panfletos, estudos de caso, e artigos que eles possam lhe passar para que você entenda o assunto. Leia-os em profundidade.
Faça a sua própria busca no Google e absorva tudo que você puder sobre o assunto. Leia tudo de relevante que encontrar – na–internet e fora dela – sobre o tema.
#2. Converse com pessoas que entendam sobre o mercado
Se for possível, solicite entrevistas e até mesmo conversas informais com os especialistas do mercado. Pergunte tudo que você tenha de dúvida e pergunte sem vergonha ou medo de dizer algo errado.
Eles sabem que você está aprendendo e, é melhor cometer um erro com alguém que pode te corrigir do que cometer depois, quando erros não serão aceitos. E não se esqueça de perguntar o que foi que perdeu sobre o assunto, ou que não lembrou de perguntar.
Certamente eles sabem muito mais do que você sobre o assunto e, vão sempre ter algo importante para acrescentar no aprendizado.
#3. Ensine alguém
Não existe jeito melhor de aprender alguma coisa do que ensiná-la para outra pessoa. Então gerencie todo o aprendizado em torno do tema pesquisado e faça uma apresentação sobre ele para alguém que ainda não saiba sobre o assunto.
Essa apresentação precisa soar tão informativa e competente para estar à altura da investigação, além de fornecer para o ouvinte as informações necessárias sobre o mercado.
Ao ensinar e passar o conhecimento pra frente você irá aprender de uma maneira nova que vai lhe permitir uma compreensão mais aprofundada do tema.
#4. Continue aprendendo
Configure os alertas do Google ou seu feed RSS para que você continue a aprender sobre o assunto com os novos avanços e com o passar do tempo.
Preste também atenção aos blogs, cursos online, redes sociais e eventos futuros. Ao manter-se atualizado sobre o tema você vai se tornar mais confortável para falar sobre ele e, com isso mais capaz de comunicar sobre ele.
Enquanto você estiver falando sobre o tema, não pare, nunca, de aprender.
É possível dominar outros assuntos
Quando se adquire um novo cliente em marketing de conteúdo e não se sabe nada sobre o tema, não se pode deixar intimidar. Seja sempre honesto e não tenha medo ou vergonha de começar do zero ou de passar algum tempo pesquisando sobre o assunto.
Por outro lado, seja sincero com os clientes e, trabalhe em conjunto com eles, uma vez que essa é a melhor maneira de se tornar um especialista, sem falar besteira nem fazer merchandising, sobre qualquer assunto e escrever conteúdo para ajudar a seus clientes a criarem sua reputação.
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Este artigo foi inspirado pelo, “Content Marketing: How to Become an Expert on (Almost) Any Topic”, da Kuno Creative.
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