Todos nós prestamos atenção nos influentes, aquelas raras pessoas que, quando falam, são realmente ouvidas (ou seja: curtidas, retwittadas e compatilhadas) e levadas em consideração. Sua palavra tem um peso diferente em nossas mentes e formação de opinião.
Para entender um pouco do que se trata, vale a pena assistir o documentário The Influencers, de Paul Raojanathara e Davis Johnson, que fala sobre os influenciadores de Nova York.
Neste documentário, não estão falando precisamente de influenciadores na internet. Mas pode-se traçar uma analogia que funciona. Vale a pena assistir e entender como se constrói uma grande referência, seja na música, seja no mundo dos negócios. O esse documentário ajuda.
Mas, como se tornar um grande influenciador?
Há vários tipos de influenciadores nas redes sociais. Cada pequeno nicho tem seu próprio influenciador. Normalmente, eles são aqueles que também estão entre as pessoas mais influentes na vida real, aqueles que se destacam em seus setores. Mas isso nem sempre é verdade.
Os CEOs de grandes empresas normalmente também são muito procurados na internet, já que são em “teoria” experts da área. Eles, quando estão fazendo seu papel direitinho, deveriam dar boas dicas, compartilhar conteúdos relevantes e podem trazer audiência para quem “cai na sua graça” de ser compartilhado ou citado.
Como se tornar popular
A popularidade nas redes sociais pode fazer muita diferença nas vendas da sua empresa.
Uma pessoa influente normalmente está ligada a uma marca de confiança, e uma coisa alimenta a outra. Ou seja, uma pessoa que tem a confiança de muitos seguidores, normalmente tem seu conteúdo compartilhado, espalhando a sua empresa pela rede. Mas, para isso, é preciso saber dosar bem o que você publica, qual a quantidade de conteúdo, etc.
Em um post recente em seu blog, Brian Solis, analista da Altimeter e celebridade quando o assunto é Mídia Social, falou sobre a medida certa de conteúdo que deve ou não ser publicado em blogs e redes sociais. Ele diz que mudou de ideia em relação à quantidade. Antigamente, achava que era importante ter muito conteúdo, mostrar bastante conhecimento.
Hoje, Brian Solis já acha que “menos é mais”. Os blogs mais influentes hoje já não postam muito conteúdo.
Pode ser que esse conselho valha para aqueles que já estão no topo da cadeia alimentar, mas para quem ainda está tentando alcançar o status de influente nas redes sociais, é preciso mostrar que sabe do que está falando. Postar conteúdos originais, inteligentes, diferentes do que já foi dito é importante. Também, é interessante compartilhar conteúdo de pessoas que já são influentes na internet.
E, é preciso definir um perfil para você. De acordo com o Klout, site que mede sua influência nas redes, existem alguns tipos de influenciadores.
Veja abaixo o infográfico traduzido (original aqui):
A internet é um grande mar ainda pouco navegado. Ainda há muito o que ser explorado, principalmente para quem quer colocar a sua marca em primeiro lugar.
E você? Já compartilhou conteúdo hoje?
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