Nem todo site de empresa é fácil de navegar. O trabalho pode ser tão difícil que muitas vezes é mais fácil desistir do que continuar na página. Com essa desistência, uma possível venda é perdida. Muitas vezes você pode fazer campanhas – seja por e-mail, banners, mídias sociais – que levam seu consumidor direto para a página certa, como uma sub-home, mas ainda assim é preciso deixar claro o caminho que ele precisa seguir para finalizar uma compra.
A colunista do site da revista Entrepreneur Ann Handley afirma que você precisa ter em mente três coisas na hora de planejar bem a página em que você enviará seu consumidor: primeiro, ele precisa saber exatamente onde ele está; depois, você precisa mostrar claramente o que você está oferecendo com aquele link/página; por último, é necessário facilitar o acesso a outras informações sobre o que você está oferecendo.
Nesse caso, não adianta embonecar sua página com luzes, setas, elementos brilhantes ou similares. Aqui, menos é mais. Ann ainda dá algumas dicas de como otimizar a página em que seu consumidor chega ao clicar em um dos seus links:
A mensagem tem de ser compatível com a promessa. Se você ofereceu alguma promoção, faça com que a página em que seu consumidor vai chegar ofereça exatamente o que você prometeu. Nada de mentirinhas ou omissões.
Não encha a página de hiperlinks ou distrações. Às vezes, muitos outros links e opções dentro da mesma página podem distrair seu consumidor do que você realmente quer oferecer. Se ele ainda não está fisgado pela sua oferta, maiores serão as chances de ele se perder em outras páginas.
Use indicadores de confiança ou provas sociais. Nem todo mundo se sente seguro em sair apertando links por aí, então tente criar um pouco mais de confiança com depoimentos de outras pessoas, como comentários em blogs ou retuítes.
Teste sempre. Como cada consumidor tem um jeito diferente de interagir com uma página, avalie quais estratégias utilizadas obtiveram mais sucesso.