Há quase três anos, um desequilibrado cavalheiro irlandês chamado Andrew Shannon socou um quadro de Monet de 141 anos que estava exposto na Galeria Nacional da Irlanda. A pintura Bacia de Argenteuil com um único veleiro foi arruinada, ou pelo menos era o que parecia.
A pintura tinha três rasgos irregulares bem no meio, torcidos para fora de onde o punho de Shannon bateu na tela. Shannon, por sua vez, está agora cumprindo uma pena de cinco anos por seu crime, que o Metro UK explica como “uma tentativa de ‘voltar para o estado normal’”. Mas a restauração meticulosa tomou quase tanto tempo quanto o período dele na prisão.
A man….punched…….a Monet….there is literally..a…hole……he…..destroyed……an £8 million….M O N E T painting…… pic.twitter.com/famrbUmJFq
— katie (@kklinkss) 3 janeiro 2015
Embora pareça impossível de ser consertado na imagem acima, os restauradores da Galeria Nacional da Irlanda postaram um relato detalhado do que foi feito, e o processo se parece muito com uma cirurgia angustiante.
Primeiro, eles conferiram se eles tinham todas as peças. Esta é uma pintura de 130 anos de idade, e quando foi perfurada, diz a galeria, “minúsculos fragmentos de pintura e terra se soltaram e se depositaram na superfície da pintura ou no chão nas proximidades.” Eles tiveram que escolher com cuidado e classificar todas essas migalhas e flocos de tinta para que eles pudessem ser restaurados.