“As empresas vão onde as pessoas estão”
Sim, é uma frase óbvia, mas é bastante comum ver empresas se posicionando de maneira muito atrasada nos lugares onde seus clientes estão.
Hoje, se existe um lugar onde todo mundo está (ou pelo menos 95% dos consumidores da maioria das empresas), esse lugar é o Facebook.
Com esse crescimento, hoje o Facebook está com mais de 900 milhões de pessoas no mundo inteiro e, assim, oferece ferramentas (gratuitas e pagas) para empresas de todos os tamanhos conseguirem se comunicar com seu público-alvo.
Só que com um diferencial: você consegue segmentar sua comunicação para não atrair o publico errado e, principalmente, para que esse esforço de divulgação saia bem em conta.
A base de ação no Facebook: conteúdo e uma FanPage
Redes sociais (como o Facebook) são um meio para espalhar conteúdo e agregar pessoas em torno desse conteúdo. Ou seja, ‘conteúdo’ é a essência, já que as redes sociais são simplesmente um meio para isso.
Além disso, você precisa ter o “perfil” da sua empresa, que, no caso do Facebook, é a FanPage. Ela é a identidade e onde as pessoas poderão ver mais informações sobre sua empresa, desde o conteúdo postado por lá, até informações de contato direto.
Conteúdo útil é diferente de propaganda
Colocar atualizações no Facebook falando apenas “Veja nossos produtos, eles são legais e bacanudos” provavelmente não fará diferença nenhuma e você ainda corre o risco de perder fãs.
Conteúdo útil é passar dicas ou notícias sobre o seu ramo de atuação (ou algo que seja de interesse do seu público alvo). A partir disso, essa pessoa que recebe as atualizações da sua FanPage vai ver algo útil quando clicar para ler o que você colocou, o que aumenta a chance dela repassar a mensagem para sua base de contatos.
Que tipo de fã se deve caçar, quem já é cliente ou só potenciais clientes?
Ambos.
É legal ter também clientes como fãs, pois assim você mantém sua marca forte na cabeça deles e ainda apresenta novas opções de compra.
Uma boa forma de aumentar sua base de fãs é através da Publicidade online do Facebook, onde você paga um valor fixo por cada novo fã em sua FanPage.
O valor da sua base de fãs
Quando você tiver um número legal de pessoas acompanhando sua FanPage no Facebook, significa que você tem um acesso rápido e fácil a elas. Assim, para mostrar um produto/serviço ou fazer uma promoção fica bem mais fácil.
Como transformar sua presença no Facebook em vendas
Além das mensagens diretas para sua base de fãs, você pode fazer campanhas publicitárias dentro do Facebook: de acordo com o perfil do seu público-alvo, você consegue anunciar seu produto/serviço exatamente para quem tem o maior potencial de realizar a compra.
Inclusive, você consegue fazer campanhas apenas quem é fã, ou apenas para quem não é fã – as possibilidades são diversas.
Eu vendo para outras empresas. O Facebook é útil pra mim?
Com certeza. O ponto aqui é: você sempre falará com uma pessoa dentro da empresa-alvo, então seu objetivo aqui é alcançar essa pessoa através do Facebook.
Mas como eu faço tudo isso?
Não é um bicho de sete cabeças que só um Chuck Norris do marketing digital conseguiria fazer. Requer sim esforço e, com o tempo de aplicação, você vai aprendendo mais.
Para facilitar esse começo de novas empresas no Facebook, a equipe do Facebook do Brasil criou um programa muito bacana: o Rota do Sucesso. Com esse programa, basicamente eles:
- Criam sua Fanpage
- Montam suas campanhas de anúncios de acordo com a sua estratégia de marketing
- Analisam e otimizam suas campanhas constantemente
Isso sempre com um suporte direto de um consultor do Facebook que te acompanhará do início ao fim do programa, que dura 30 dias.
Gostou? Para ver como participar, é só clicar aqui.
Com certeza esse tempo de programa pode ser uma ótima opção para quem quer começar a fazer algo melhor no Facebook e aprender a fundo sobre seu funcionamento na prática.
Para quem é leitor Saia do Lugar, ainda existe uma lambuja: R$ 50 em crédito para começar – veja mais aqui.
Abraços,
Luiz Piovesana (levando conteúdo também para a FanPage do Empreendemia)
Obs.: Esse artigo foi patrocinado pelo Facebook. Isso significa que recomendamos seu produto como um exemplo, mas não há interferência na nossa linha editorial nem na nossa opinião.
Confira nossa forma de trabalhar com posts patrocinados no artigo Conteúdo útil para empreendedores em primeiro lugar.
————————————————————
Veja também:
- Como educar seus contatos para conseguir mais vendas
- Os motivos para colocar sua empresa no Facebook
- Como acelerar suas vendas pela internet