O texto a seguir foi enviado por e-mail ontem pelo pessoal do AppSumo que trabalha desenvolvendo material para empreendedores da forma mais inovadora, criativa e prática possível. Neste texto eles exploram o caso de um wantrepreneur (algo como empreendedor do querer em português) que estava abrindo uma empresa de locação de equipamentos de foto e vídeo na sua cidade. Acompanhe como foi realizada a validação da ideia de negócio deste rapaz e aplique-a no seu modelo de negócios.
Abro aspas.
Meu amigo Taylor comprou uma câmera extremamente cara para iniciar um negócio no seu tempo livre alugando câmeras através da internet. Ele começou o seu empreendimento fazendo tudo aquilo que um “wantrepeneur” faz:
- Pesquisou um domínio para colocar seu site.
- Começou a aprender WordPress para poder criar um blog sobre aluguel de câmeras.
- Escrever artigos sobre aluguel de câmeras para poder aparecer melhor ranqueado nos mecanismos de busca.
E com o passar do tempo ele chegou a falar que iria buscar investidores para o seu negócio. Eu explodi!
Então fiz a ele uma simples pergunta:
“Você sabe se alguém quer alugar este tipo de equipamento em Austin?”
Ele prontamente me respondeu:
“Eu não poderei saber enquanto não tentar.”
Aqui estava o ponto onde ele estava errando. Veja, existe uma maneira muito fácil para saber se um modelo de negócios irá funcionar. Isto se chama validação.
Uma validação é um “teste” que leva de três a trinta dias para verificar se pessoas irão pagar por um produto ou serviço.
Assim, existe uma maneira que nós poderíamos validar a ideia do meu amigo de graça e gastando muito pouco tempo.
Aqui vai.
De fato, nós construímos a validação para a ideia de Taylor em menos de 30 minutos de graça… e conseguimos a nossa primeira venda em 17 horas!
Veja como fizemos:
Primeiro: Nós queríamos saber se pessoas estavam dispostas em gastar algum dinheiro alugando uma câmera de alto nível. Decidimos então que a Craiglist era um bom lugar para colocar um anúncio. Craiglist é um site de publicação de anúncios gratuitos e regionalizados, algo como o Bom Negócios faz por aqui.
Segundo: Nós desenvolvemos um super-simples anúncio que levou apenas alguns minutos para ser feito e que não necessitou de quase nenhuma criatividade para fazer. Veja como ficou:
Terceiro: nós publicamos o anúncio na Craiglist (de graça) na categoria Fotografia, dentro de serviços e ficamos esperando os resultados cruzando os dedos.
Apenas duas coisas poderiam acontecer nos próximos dias:
Cenário Ruim: Nós teríamos ninguém perguntando sobre a câmera. Um mal sinal. Isto poderia significar que não existia muita demanda por serviços de aluguel para esta câmera, o que também significa que este seria um péssimo negócio para se entrar.
— ou —
Cenário Bom: Nós teríamos uma quantidade enorme de pessoas que buscariam alugar a câmera imediatamente, indicando que nós estávamos suprindo, com este serviço de aluguel, uma grande demanda do mercado. Se pessoas começassem a pagar por isso, esta ideia tinha um grande futuro pela frente!
Resultados reais:
Nós publicamos este anúncio e 17 horas depois, Taylor me ligou dizendo que alguém havia alugado a câmera! Uma pessoa havia ligado para ele perguntando qual o preço para alugar a câmera e Taylor respondeu para a pessoa que custava US$25 a mais do valor de um aluguel deste tipo de câmera em uma loja física e a pessoa pagou e alugou a câmera naquela tarde.
Isto significa que conseguimos fazer a nossa primeira venda em 17 horas!
Veja como nós provamos que esta ideia realmente pode funcionar? Apenas 30 minutos para colocar um anúncio na internet sem gastar nada.
- Não criamos um site.
- Não gastamos qualquer dinheiro.
- Não escrevemos um plano de negócios.
- Não compramos cartões de visita.
- Não buscamos um investidor.
- Nada.
O próximo passo seria repetir este mesmo sucesso algumas vezes mais. Se mais pessoas continuassem alugando a câmera então seria a hora de criar um site e expandir o negócio com mais equipamentos.
Se você está cansado de ainda não ter iniciado um negócio porque isto parece ser uma tarefa bastante dura, primeiro VALIDE a sua ideia antes de começar a investir dinheiro nele.
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