4 tipos de conteúdo matador para você fazer o marketing de conteúdo da sua empresa sair do papel e gerar resultados
Imagine-se na seguinte situação: você é um gerente de marketing que tem a tarefa de aumentar as vendas nos canais digitais. Como elaborar um plano de conteúdo com foco no crescimento?
Fazer mais com menos é a ordem do dia de todo departamento de marketing, e com a crescente complexidade de buscas as empresas são cada vez mais cobradas a serem melhores.
Como traçar um plano de conteúdo que seja, ao mesmo tempo funcional e dê resultado?
A solução é o planejamento.
A resposta para a produção de conteúdo que funcione é ter um calendário editorial, que é a melhor maneira de criar um planejamento de conteúdo.
Uma maneira de conseguir que a eficiência do conteúdo aumente e que as mídias sociais tenham conteúdo útil é trabalhar em cima dos diferentes tipos de conteúdo.
Um plano editorial de marketing de conteúdo para ser funcional precisa, ao menos, se atentar aos 4 tipos de conteúdo que vão fazer as coisas acontecerem no seu marketing de conteúdo e com isso cumprir o papel do conteúdo em um website.
#1. Conteúdo reaproveitado
Os planos de marketing de conteúdo começam com a ideia de criação de conteúdo original e muitas vezes quer apenas produzir coisas novas. Mas, quando olhamos bem para o conteúdo já produzido, podemos muito bem criar novas coisas reaproveitando o que já foi tratado.
A reutilização do conteúdo fornece alguns benefícios quanto à eficiência do que é publicado.
Recentemente, foram realizadas uma série de entrevistas com os líderes da indústria de pensamento (de um determinado segmento de mercado).
Após as entrevistas publicadas e divulgadas, o próximo passo seria a criação de novos tópicos e a criação de novos tipos de conteúdo, como um e-book, artigos longos, infográficos, ou blogs.
Seguindo um formato de “10 tendências sobre…” o conteúdo reaproveitado seria transformado em um conteúdo único.
#2. Conteúdo co-criado
Outra etapa em seu plano de conteúdo que permite a criação de conteúdo eficiente e de alto valor é fazer parcerias com outros autores.
Um bom exemplo de co-criação seria chegar aos clientes, parceiros, funcionários, líderes da indústria, ou até mesmo sua comunidade e pedir a participação em um novo projeto de conteúdo.
As contribuições ou co-criação de conteúdo faz com que os participantes invistam no sucesso do conteúdo.
#3. Conteúdo persistente
A criação de conteúdo original que permanece relevante ao longo do tempo é uma das partes mais difíceis do marketing online.
No entanto, é essencial para a criação de ativos que transmitem as mensagens projetadas para atrair, engajar e converter novos negócios. O conteúdo sempre vivon pode trabalhar em conjunto com seus esforços de outros conteúdos.
De fato, este conteúdo pode servir como visionário sobre um determinado tópico durante um tempo com outros tipos de conteúdo para o suportarem. Esse tipo de conteúdo irá permanecer vivo justamente pela sua capacidade de estar na vanguarda de tudo que é tratado pelo seu mercado.
Quando mais à frente ele estiver e quando mais tempo ele for promovido, mais chances de que ele realmente continue vivo entre a sua comunidade.
Um artigo por mês apoiado por outros projetos co-criados e conteúdo reaproveitado pode fornecer uma pegada saudável, com um investimento modesto de tempo e recursos.
#4. A curadoria de conteúdo
A coleta de conteúdo interessante em uma base regular pode ser um método muito eficiente para fornecer valor sobre a sua empresa.
Adicionar a sua visão para o conteúdo pode até levar um pouco mais de tempo, mas muito menos do que a criação de novos conteúdos.
Muito do trabalho do marketing de conteúdo é tornar acessível outras formas de conteúdo para o público e uma marca. Traduzir e adaptar um artigo, transcrever uma entrevista e até mesmo adaptar um infográfico são ótimas maneiras de fazer da curadoria de conteúdo uma maneira original de espalhar a sua mensagem.
Tal como acontece com os outros formatos de conteúdo, a curadoria de conteúdo pode seguir tópicos importantes para suas no funil do inbound marketing.
A utilidade de coletar notícias interessantes e oportunas, posts de blogs e outros recursos fornece a oportunidade de construção de uma comunidade de benefícios associados a sua marca como uma autoridade sobre os temas em curadoria.7
Tudo se adapta
Muito do conteúdo já foi produzido. E, de uma maneira, ou de outra, tudo já foi dito.
O que muda nisso tudo é o foco e a visão pessoal de cada pessoa que está por trás do que é produzido.
Quando uma estratégia de marketing de conteúdo é planejada levando em conta os 4 tipos de conteúdo, as empresas podem alcançar grandes resultados com recursos modestos.
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Este artigo foi adaptado do original “Winning the Content Marketing Game: 4 Types of Killer Content” do Top Rank blog.
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