Você se lembra do Raspberry Pi, computador do tamanho de um pen drive que se tornou notícia na época em que foi apresentado, no último mês de maio? Se naquela época o – literalmente – micro computador conquistou espaço na mídia por conta de seu camarada preço de US$ 25 (R$ 40), agora, quem diria, ele volta às notícias por causa de sua modesta capacidade de processamento.
Equipado com um processador ARM de módicos 700 MHz, 128 MB de RAM e utilizando um slot de memória microSD como unidade de armazenamento, o computadorzinho é capaz de rodar o clássico Quake III em resolução full HD (1920 pixels por 1080 pixels) sobre uma versão do Linux especificadamente desenvolvida para seu simplório hardware. Veja essa demonstração no vídeo abaixo.
Na filmagem é possível ver que apesar de ter capacidade de processamento ligeiramente inferior aos smartphones atuais, o Raspberry Pi foi capaz de dar conta do recado sem engasgos, mesmo lidando com imagens em alta definição.
Lançado em 1999 e ainda popular entre alguns entusiastas, Quake III era o estado da arte dos jogos à época de seu lançamento, e pedia como requisítimos mínimos processador de 233 MHz e 64 MB de RAM – que na época, custavam uma fortuna.
Com informações: Venture Beat.
Artigos relacionados:
- ChromiumPC, o computador cromado que roda Chrome OS
- Desenvolvedor de jogo quer resolver processo judicial com partida de Quake
- ENIAC, primeiro computador do mundo, completa 65 anos