Se você já se utiliza do Marketing Digital, deve ter percebido que a lista de coisas a fazer é sempre grande. São melhorias no blog, no Twitter, na Fan Page, eBooks a serem escritos, emails a serem respondidos, e por aí vai… Isso tudo gera certa tendência de se afundar na lista de atividades e esquecer um pouco do resto do mundo.
No entanto, atividades “externas” também são tão importantes quanto as “internas” e não podem ser esquecidas.
Uma dessas práticas é a de ler e comentar outros blogs do seu mercado. Nesse post apresentamos 5 benefícios dessa prática:
Descubra o que outras pessoas estão fazendo
Independentemente da sua área de atuação, é essencial estar ligado ao que acontece no seu mercado. Dessa forma é possível se manter atualizado ou ainda antecipar ações dos seus concorrentes.
Tenha idéias para seu próprio blog
Quem escreve em um blog sabe que é difícil manter a frequência de publicação de posts. Lendo outros blogs, é comum perceber que você pode falar sobre o assunto através de um ponto de vista diferente, pode ver nos comentários alguma dúvida que te chame a atenção ou ter uma idéia a partir de alguma outra observação qualquer.
Amplie seus relacionamentos
Os comentários são ótimas formas de dar início ao relacionamento com alguém do seu mercado. Sendo relevante, você pode posteriormente conseguir links para seu site, indicações profissionais e posts como convidado.
Crie mais um caminho para novos leitores do seu blog
O link para o seu blog vai ficar disponível ali nos comentários para todos que estiverem lendo. Se seu comentário for relevante o suficiente para as pessoas te considerarem interessante, certamente você vai receber alguns cliques.
Fortaleça sua imagem de expert
Nos comentários você tem a oportunidade de se mostrar como um expert, como referência da área. Se você comentar com frequência e qualidade em vários veículos do seu mercado, certamente estará consolidando essa posição.
Ressalva: não seja um spammer
Apesar de recomendarmos os comentários, temos que fazer esse alerta. Fazer comentários vazios com a intenção única de promover seu link não vai te trazer esses benefícios.
É essencial que seus comentários agreguem valor à discussão, apresentando um novo ponto de vista, um complemento ao autor, um exemplo ou uma opinião consistente.
Que tal começar a praticar e deixar um bom comentário aqui embaixo?
Textos Relacionados
- Conheça 27 formas de promover seu blog
- Você conhece todos os termos relacionados aos Blogs?
- Os Benefícios do Marketing Digital para Pequenas e Médias Empresas
- Como criar um blog interessante para sua empresa
- Por que sua empresa deve ter um blog como ferramenta de marketing digital