Estalactites de gelo se formam naturalmente, normalmente dos telhados de casas com isolamento térmico ruim. Mas em Utah, nos Estados Unidos, fazendas como a Ice Castles criam 15.000 dessas colunas de gelo por dia. Afinal, como é que você acha que castelos de gelo são construídos? Bem-vindo ao mundo da colheita de estalactites.
Ouvimos falar sobre fazendas de gelo pela primeira vez em uma curta e charmosa história na Modern Farmer, que fazia referência a um programa da TV de Vermont sobre empregos esquisitos. E como sempre consideramos esculturas de gelo algo legal, entrei em contato com Ryan Davis, cofundador da Ice Castle para descobrir mais.
Davis e o cofundador Brent Christensen criaram a empresa há mais ou menos cinco anos e são as mentes responsáveis por palácios de gelo que foram de Vermont até o Mall of America, um dos maiores shoppings centers do mundo.
Os castelos são feitos inteiramente de gelo, mas todos começam com água correndo por um tubo de metal ondulante. É uma espécie de cabideiro onde as estalactites crescem durante a noite. Como descrito na patente americana 8511042 B2 (“Métodos para construir estruturas de gelo”, propriedade de Christensen), a água pinga lentamente do topo das pranchas, formando assim as estalactites. Fácil. Dependendo da temperatura e do fluxo da água, uma coluna de gelo pode chegar a quase um metro durante a noite.