Até há pouco tempo, GIFs animados eram quase um xingamento, uma forma de demonstrar o quão ‘atrasado’ um site era (“ainda usa GIFs animados, hahaha”). No entanto, o formato voltou à moda como um jeito divertido, multiplataforma e leve de destacar trechos de vídeos.
Com o revival do GIF, surge agora a OTTO, uma câmera dedicada a produzir GIF animados. Ela traz uma manivela (que lembra bastante aquela manivela de rebobinar filme em câmeras ‘point and shoot’ analógicas) que deve ser acionada para gravar os diversos frames do clipe a ser criado.
Com design retrô que parece quase uma homenagem aos anos 90, a OTTO conecta-se com smartphones e será o primeiro produto comercial criado em cima do minicomputador Raspberry Pi.
A intenção dos criadores da OTTO é que ela possa ser hackeada por qualquer pessoa que queira adicionar novas funções, plugar novos equipamentos (por exemplo um Flash) ou criar novas interações com os GIFs criados por ela. É o caso dessa adaptação, que insere visualmente a informação dos decibéis observados no ambiente em que o GIF foi gerado. Repare que além da numeração no rodapé da imagem, o filtro de cores também se altera de acordo com a intensidade dos sons.
A OTTO ainda aguarda financiamento no Kickstarter. A partir de um investimento de 199 dólares, o apoiador leva uma delas para casa.
Se o financiamento for alcançado, podemos esperar toda uma nova geração de GIFs animados ainda mais divertidos e surpreendentes do que o que vemos hoje.
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie