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Conheça o software brasileiro que é exportado para 125 países


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A Scriptcase é uma empresa brasileira que exporta software. Dois terços dos seus 12 mil clientes estão localizados em países como Espanha, Alemanha, França, EUA e China. Criada há 13 anos, a tecnologia da empresa oferece uma interface visual que automatiza o desenvolvimento de sistemas e reduz o tempo de programação em até 80%.

Os compradores do software são organizações que desejam criar seus próprios aplicativos de forma rápida e com baixo custo de manutenção. A primeira versão comercial do software é de 2003, mas a internacionalização dele só começou a se concretizar em 2008, com as primeiras incursões nos EUA e México.

O software foi criado no polo de tecnologia de Recife, hoje o produto está disponível em 10 idiomas e tem entre seus clientes empresas como Mercedes-Benz, Hyundai, Motorola, Siemens, KPMG e instituições de ensino relevantes, como a Florida State University.

A empresa diz que a Scriptcase conquista 400 novos clientes por mês – a maioria conhece o produto através do site, que tem 2.500 acessos e 500 downloads por dia. O próximo passo é incorporar novas funcionalidades ao Scriptcase, que permitem aos usuários acessar informações através de dispositivos móveis, como celulares e tablets.

O call center para atender esses clientes deve começar a operar em tempo integral. Os planos incluem também abrir filiais nos Estados Unidos e na Europa.

Conversamos com Erico Oliveira, Diretor Comercial da Scriptcase e ele nos contou um pouco mais sobre o software, a empresa e, de quebra, deu uma dica para quem visa na internacionalização dos negócios.

Quando o Scriptcase foi criado?

A concepção do Scriptcase começou em 2001, quando se começava a falar em Web no Brasil, tivemos uma versão beta, e em meados de 2003 a primeira versão comercial.

O software foi desenvolvido por uma empresa?

O Scriptcase foi desenvolvido pela Netmake soluções em informática, empresa que nasceu no polo de Tecnologia de Recife.

Quem são hoje os principais clientes?

O software é abrangente, atende tando organizações (segmentos público e corporativo) quanto desenvolvedores de sistema que desejam criar soluções para Web.

Estamos lançando um novo produto de BI (Business Intelligence) que busca atingir o público que cuida da gestão das organizações, ou seja, diretores, gerentes. Esse produto tem como foco a criação de relatórios, gráficos e documentos em PDF, dessa forma auxiliando o gestor na tomada de decisões estratégicas.

Quando o software começou a se internacionalizar?

O Movimento de internacionalização começou no ano de 2008, entretanto, as vendas para fora do país começaram efetivamente em 2009.

Fora do país, quem são os principais clientes (de quais países) da Scriptcase?

Os principais clientes do setor acadêmico são: Universidade da Flórida, Universidade de Michigan, Giorgia Tech. Já na área corporativa temos algumas empresas que buscam a vanguarda tecnológica, como Motorola, KPMG, Siemens, Yamaha e Hyundai.

Os principais mercados consumidores Scriptcase são EUA, México, Brasil e Colômbia, já na Europa temos a Itália, Alemanha e França. Estamos apostando que o mercado asiático e também se tornará bastante significativo.

O software é comprado uma vez ou existe uma mensalidade de usuário?

Ao comprar o Scriptcase o cliente paga apenas uma vez e tem garantido atualizações durante um ano, vencido esse prazo, pode-se renovar a vigência dos serviços pagando um percentual do valor da licença.

Qual é o tamanho da Scriptcase hoje?

Atualmente o Scriptcase é comercializado em mais de 125 países. A empresa conta com uma equipe de 60 colaboradores diretos.

Quais são os próximos passos da Scriptcase?

Consolidar ainda mais o ScriptCase no mercado corporativo dentro e fora do país, e lançar um novo produto de BI que possa ajudar gestores a tomarem decisões estratégicas de forma mais ágil, abragindo um mercado ainda não explorado pela empresa.

Para internacionalização vocês receberam investimento? Qual foi o custo de levar o software para outros países?

Inicialmente a empresa foi mantida com o aporte financeiro de dois sócios majoritários, entretanto desde da primeira versão do Scriptcase já existe uma receita e a mesma vem crescendo com o passar dos anos. No entanto, a consolidação da empresa no mercado nacional deu fôlego para pudéssemos investir na internacionalização do Scriptcase, talvez com um investimento externo teríamos condições de penetrar mais rápido nos mercados emergentes utilizadores de software,

Que conselhos vocês dariam para jovens de startups que querem internacionalizar as suas plataformas?

Pensar grande, inovar sempre e melhorar seu produto continuamente.

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