Um ponto praticamente esquecido por todos os blogueiros e webmasters que procuram otimizar o SEO de seus blogs por meio do Link Building é que não é só em conseguir/obter backlinks que precisamos nos focar. Esta é uma tarefa totalmente desnecessária se não tomarmos alguns cuidados muito especiais com tais obtenções. E são estes cuidados que apresentarei a vocês hoje, para que elevem ainda mais a potência de seu trabalho de Link Building ao conseguir links em outras páginas apontando para seu blog ou site.
O assunto mais importante a ser tratado hoje é este: se você conseguiu um backlink em uma página que não foi indexada (encontrada) pelo Google ou por outros motores de busca, este link não servirá para nada! É como colar um panfleto de sua empresa na parte de baixo de um banco da praça. Ninguém vai ver.
Por isto, sempre que você acha que conseguiu um backlink de qualidade, eleve e divulgue a página onde consta o link, para que os motores de busca a descubram e, consequentemente, descubram o seu link. Você pode fazer isto de várias formas:
- Citando a página em seu próprio blog.
- Enviando a página ao seu Twitter, para conseguir uma indexação rápida.
- Submetendo a página para outras Redes Sociais.
1– Aumentar a importância da página que te linka
Eu costumo chamar de “importância” todo o peso que o Google dá a uma página. Se ela é importante significa, em palavras curtas, que o Google “gosta” dela. Desta forma, seu Pagerank tende a aumentar e seu posicionamento nas buscas tende a ser melhor.
A qualidade de um backlink é ditada, em parte, pela importância da página que contém este link. Por isso, quanto mais importância uma página que linka para o seu blog tiver, mais Link Juice ela passará.
Então, uma das técnicas muito utilizadas para otimizar os backlinks conseguidos é a de melhorar ainda mais a importância da página que te linka, principalmente aumentando a quantidade de links apontando para tal página (é como fazer um mini trabalho de Link Building para esta página). Podem até ser utilizadas as técnicas descritas acima, e divulgando-a como um adicional.
Esta técnica deve ser muito bem usada principalmente em Guest Posts criados por você em outro blog muito importante, ou até mesmo quando um blog qualquer te linka dentro de um post de alta qualidade.
2 – Otimizar o texto âncora
O texto âncora de um link é outro fator que influencia muito sua qualidade. Para quem não sabe, o texto âncora nada mais é do que o texto utilizado para linkar uma página. Quando eu escrevo “Marketing Digital” e estas duas palavras linkam para meu blog (como acabei de fazer), o texto âncora utilizado é, obviamente, “Marketing Digital”. Com isto o Google entende que este link apontará para uma página com o assunto “Marketing Digital.”.
Assim acontece com outras palavras. Se você criou um post sobre Ganhar Dinheiro Escrevendo, é muito mais preferível receber um link com o texto âncora “Ganhar Dinheiro Escrevendo” (como acabei de fazer) do que ganhar um link com o texto âncora “clique aqui”, por exemplo.
Para otimizar o texto âncora de um link apontando para seu blog, você pode contatar diretamente o escritor de um post ou alguém que te linkou para ver se este pode trocar o texto âncora utilizado por um melhor, que foque alguma palavra-chave específica que está otimizando na página linkada.
Outra forma é submeter artigos nas Redes Sociais e em serviços que proporcionam Links Follow usando apenas a palavra-chave principal de sua página, blog ou post como título (se este título linkar para sua página, obviamente).
3 – Diminua o número de links na página
Quanto menos Links Follow uma página contiver, maior será o Link Juice passado ao seu backlink nesta mesma página. Existem alguns casos onde podemos diminuir o número de links que uma página contém, exatamente para aumentar o Link Juice que ela passa para nosso backlink.
O maior exemplo de aplicação desta técnica é quando você faz Article Marketing: ao invés de criar um artigo contendo vários links apontando para seu blog, faça vários artigos, onde cada um contém apenas um link para uma página sua. Depois, otimize este artigo com as outras técnicas explicadas logo acima.
4 – Google panda
Conteúdo de qualidade é mais relevante para o novo algoritmo da Google. Agora não dá mais para fazer o planejamento de SEO sem se preocupar com o conteúdo. Para o Google Panda, novo algoritmo da Google, o conteúdo é o principal ponto para subir a classificação de uma página nos resultados de busca.
5 – Otimizações gerais
Pra finalizar, fica mais uma dica, generalizada: sempre que puder, otimize uma página que contenha um backlink apontando para seu blog com as dicas citadas acima e outras que por ventura possam aparecer, principalmente se você tem total controle do conteúdo da página que você linka.
Um exemplo disto é quando você tem dois blogs, e um cria um backlink ao outro. Na página que contém um backlink, você pode otimizar o seu On Page SEO para que ela fique mais relevante ainda aos olhos dos motores de busca, por conta das boas otimizações.
A quantidade de otimizações que você pode por em prática em uma página onde conseguiu um backlink é grande e depende muito da liberdade que você tem para manipulá-la. Às vezes, você pode até contatar o dono da página onde existe o backlink e citar algumas dicas de SEO para otimizar aquela e outras páginas. Tudo tende a melhorar para você desta forma.
Mas nunca esqueça: conseguir backlinks ou links apontando para suas páginas não adianta nada se as dicas acima não forem praticadas o máximo possível!
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