Se você está no negócio da aquisição de links e à procura de um novo mantra para o seu negócio, esse mantra é: faça relacionamentos, não links
A construção de relacionamentos é uma nova tendência para se entender. Não estamos falando de influenciar as máquinas, mas sim sobre a tentativa de influenciar pessoas. E toda pessoa é um conjunto de atitudes, comportamentos e emoções.
A empatia é um ativo para a promoção da confiança, negociação de trocas e construção de relacionamentos duradouros.
Veja como o estudo do comportamento humano pode nos ajudar a compreender melhor as pessoas para se construir laços entre seu website após as atualizações de algoritmos do Google.
#1. Homens e mulheres estão constantemente insatisfeitos
Vamos voltar para as aulas de filosofia. A teoria de nosso conhecido Karl Marx de produção e consumo, que diz que “quando as necessidades básicas são atignidas, criaremos novas necessidades”.
Todo prospect que você contactar tem uma necessidade, algo que querem, ou que nem sabem que podem ter ainda. O primeiro passo para a construção de relacionamentos é identificar por que as pessoas que você quer se relacionar se beneficiariam se relacionando com você.
Robert Cialdini, autor do livro “Influence: The Psychology of Persuasion” identifica 6 princípios fundamentais para a persuasão. O primeiro deles é a reciprocidade: as pessoas tendem a retornar um favor.
A ideia é que, quando alguém faz alguma coisa por nós, a nossa moralidade tende a nos fazer sentirmos obrigados a devolver o favor.
Se uma pessoa que fabrica sapatos se aproxima de um blogueiro de moda com um par de cortesia para análise isso tornará o review uma coisa natural pra o blogueiro.
Por esse motivo não é apenas a sua oferta que precisa aproximar você do prospect, mas sim o relacionamento, que é o que vai permitir que ambos cheguem a um objetivo.
Isso pode significar ter que rever sua estratégia de link building com seus parceiros, para identificar e garantir a troca positiva para ambos os lados.
#2. A personalização pode nos dizer muito sobre o que motiva as pessoas
A antiga prática de pagar por links é algo ultrapassado e totalmente desaprovado em SEO. Não só os motores de buscas , bem como blogueiros e os melhores profissionais de SEO já têm esse entendimento.
Desde as atualizações Penguim e Panda do Google, os domínios baseados apenas em estratégias de link building tiveram as suas taxas de indexação muito afetadas, bem como aumentaram as chances de serem considerados spams.
Agora pe preciso trabalhar mais ainda para saber mais ainda sobre o website do seu prospect e o que você pode oferecer de contrapartida no longo prazo. Há muito mais envolvido do que apenas um jogo de palavras-chave, ou PageRank de um website.
O segredo dos relacionamentos entre websites está em saber os interesses das pessoas envolvidas, suas necessidades e valorer. Será isso que vai determinar a motivação das pessoas por trás dos websites e definir a melhor maneira de se construir um relacionamento.
É justamente através dessas perspectivas que sen identifica o potencial dos seus prospects. É justamente ciente dessas informação e com muita empatia que se entende o comportamento das pessoas e consegue influenciá-las.
Felizmente é possível saber muito sobre as pessoas pelo que elas postam online. As pessoas deixam suas pegadas para você seguir a partir das redes sociais. Cabe ao seu trabalho de detetive utilizar esses dados a seu favor. Basta algum esforço e cliques extras, além de um pouco de curiosidade.
#3. Identifique as moedas de troca
O MindTools’ Influence Model fala sobre o uso de moedas relevantes para influenciar as pessoas. O modelo foi desenvolvido para um ambiente de trabalho, mas esses princípios podem, certamente valerem para a construção de relacionamento.
A ideia é estabelecer qual é a moeda mais significativa para a pessoa que você quer alcançar.
As 5 moedas abaixo podem ser de grande inspiração quando você estiver negociando alguma coisa.
- Moedas relacionadas à inspiração. Pessoas que valorizam essas moedas querem encontrar sentido naquilo que estão fazendo. Para atrair essas pessoas, aproxime-se delas com uma causa, algo que possa levá-las a um bem maior.
- Moedas relacionada a tarefas. Esse tipo de moeda é muito valiosa aonde os recursos são escassos. Oferecer conhecimento sobre algum assunto que o seu website ainda não aborda é um ótimo exemplo.
- Moeda relacionada a posição. Pessoas que valorizam esta moeda querem reconhecimento, visibilidade e reputação. Criar conteúdo relevante para os seus interesses é uma maneira de envolvê-los diretamente.
- Moeda relacionada ao relacionamento. Pessoas que valorizam relacionamentos querem pertencer. Essas pessoas querem se sentir conectadas a um nível pessoal, com você ou com aquilo que você representa. Mostre a eles que eles não são apenas um meio para um um fim e envolva-os em várias iniciativas.
- Moeda relacionada ao pessoal. Essas moedas colocam as coisas em um nível pessoal. Você deve ser cortez e educado pela ajuda que receber. É tão simples quanto escrever “obrigado”, ou compartilhar um artigo da pessoa.
#4. O meio é a mensagem
Do e-mail, passando pelo Google+, do Facebook até o cara-a-cara, cada um desses canais têm suas características únicas, tanto quanto as pessoas que os utilizam.
Marshall McLuhan afirmou que o meio pelo qual nós escolhemos para nos comunicar tem valor, tanto quanto a própria mensagem. Um contato pode gostar de Skype, enquanto outro estará sempre no Twitter e existem maneira diferentes de falar com essas pessoas.
#5. Ter influência é dar para receber
No artigo de Francisco Dao, “Networking is for Loosers”, ele toca em um ponto que resume a maneira com que você precisa abordar a construção de relacionamentos, um caminho para a qualidade versus quantidade.
“Alguns poucos relacionamentos fortes podem abrir muito mais portas do que mil noites de aperto de mãos e networking”.
Dito isso, tenha sempre em mente estes passos para a construção de uma relação fecunda e duradoura com seus parceiros. Saiba reconhecer e se conectar com a pessoa por detrás do e-mail, porque certamente ela fará jus ao cuidado e dedicação.
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Este artigo foi adaptado do original, “Build Relationships, Not Links”, do Search Engine Watch.
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