X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Consulte os números: FIPE e Buscapé lançam Índice de Preços do E-commerce


b sergio crispim fipeOs preços ao consumidor no comércio eletrônico apresentaram deflação de 9,6% entre janeiro e novembro deste ano. É o que aponta o Índice Fipe Buscapé, que está sendo lançado hoje para trazer a partir de agora, mês a mês, uma radiografia dos preços de mais de 1,3 milhão de produtos no e-commerce brasileiro.

Ainda de acordo com o Índice, a categoria que apresentou maior queda nos preços, de 21,8%, foi Fotografia, e a que registrou maior elevação, de 6,6%, foi Brinquedos e Games. Em termos reais, com o deflator Fipe Buscapé, o Índice indica também que o comércio eletrônico deverá crescer 39,1% em 2011 em relação ao ano passado. Desta forma será possível avaliar a partir de agora o crescimento real do e-commerce brasileiro.

Desenvolvido com metodologia da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) a partir de uma análise detalhada de dados recolhidos do Buscapé (www.buscape.com.br), maior site de comparação de preços da América Latina, que tem 50 mil lojas listadas, o que representa praticamente todo e-commerce, e da e-bit (www.ebit.com.br), empresa especializada em informações de comércio eletrônico responsável por coletar a avaliação de consumidores em mais de 5 mil lojas em todo Brasil, o Índice Fipe Buscapé foi criado para atender o interesse de diversos públicos (varejistas, consumidores, imprensa, importadores, financiadoras, entre outros), que não tinham acesso a dados detalhados de preços praticados nas lojas online.

“Já há algum tempo tínhamos a intenção de criar um índice de preços ao consumidor na internet e, por isso, fomos buscar o apoio de uma instituição respeitada como a Fipe. Como temos uma base de dados extremamente representativa, tivemos o apoio total da Fundação. As compras no comércio eletrônico vêm crescendo fortemente nos últimos anos e estava mais do que na hora de criarmos um índice como este”, assinala Romero Rodrigues, presidente do Buscapé Company (www.buscapecompany.com).

“A composição das compras no comércio eletrônico é bastante diferente da estrutura de pesos dos IPCs”, assinala o professor Dr. Sérgio Crispim, da Fipe. “De acordo com a e-bit, entre 2001 e 2011 o e-commerce cresceu uma média de 43,5% ao ano e o Índice nos ajudará justamente a acompanhar a variação dos preços de produtos em 10 categorias e 156 subcategorias que representam cerca de 80% das compras feitas online. São produtos muito expressivos que justificam um monitoramento específico e aprofundado de preços”, explica, apontando o aumento do número de domicílios com computador, a difusão do acesso por banda larga, o amadurecimento e consolidação da estrutura do varejo, além da disponibilidade de meios de pagamentos mais seguros e da melhoria nos processos de logística como alguns dos fatores que têm impulsionado o crescimento do e-commerce no Brasil.

De acordo com o professor, as 10 categorias acompanhadas pelo Índice Fipe Buscapé devem representar cerca de R$ 270 bilhões em consumo das famílias brasileiras em 2011 e os 156 produtos monitorados diretamente, em torno de R$ 150 bilhões. “O Índice será um importante indicador do movimento dos preços no e-commerce brasileiro”, pontua.

Para um resultado mais preciso, o professor explica que foram considerados somente os preços de produtos classificados como “Produtos Únicos” ou produtos de diferentes lojas que podem ser considerados iguais na especificidade de marca e modelo, além de terem sido utilizados somente os preços à vista ou sem acréscimo.

Entre os Eletrodomésticos, que tiveram deflação média de 2,8% no período de janeiro a novembro de 2011, os produtos que sofreram maior queda nos preços foram os Condicionadores de Ar, com 9,6% de redução, enquanto os que apresentaram maior elevação foram os Aspiradores de Pó, com 6,9% de aumento.

No caso dos Eletrônicos, que tiveram queda média nos preços de 13,4% no período, o produto que teve maior deflação foi o Conversor Digital, com 23,5% de redução, e o que demonstrou maior inflação foi o Auto DVD Player, com 6,9% de aumento.

Em Informática, o Índice Fipe Buscapé mostra que os preços médios caíram 5,4%, sendo que Placa de Vídeo lidera o ranking de queda com 31,3% e PC / Desktop foi o que mais apresentou crescimento, mas com apenas 1% de elevação.

Sobre o Buscapé Company Única plataforma completa de digital commerce, o Buscapé Company (www.buscapecompany.com) é direcionado para indústrias de bens de consumo, varejistas, distribuidores, mercado financeiro e agências de publicidade que precisam conectar seus produtos e serviços aos consumidores e dar a estes poder de decisão. Com atuação global e maior time de desenvolvimento de tecnologia de internet da América Latina, começou a operar em 1999 e hoje, com suas marcas, é líder absoluto. Está presente em 28 países e recebe 60 milhões de visitas todos os meses.

Sobre a Fipe Entidade de direito privado, sem fins lucrativos, criada em 1973 para apoiar o Departamento de Economia da FEA-USP, a Fipe (www.fipe.com) realiza pesquisas econômicas visando contribuir para o debate dos problemas econômicos, a formulação de políticas econômicas e públicas, o fortalecimento do sistema produtivo e o aumento da competitividade do país.

b POiCriiAM

Via RSS de startupi

Leia em startupi

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot