Os brasileiros devem gastar R$ 40 bilhões com calçados neste ano, um crescimento de 10% em relação ao ano anterior, de acordo com estimativas do Pyxis Consumo,ferramenta de dimensionamento de mercado do IBOPE Inteligência. Esse consumo representa um gasto por habitante de R$ 245,68.
Às vésperas da Francal – Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios, que ocorre entre os dias 9 e 12 de julho, em São Paulo, o Pyxis Consumo revela que a classe C possui maior potencial de consumo (R$ 17 bilhões), 42% do total do país, ao contrário do ano anterior, em que a classe B possuía o maior potencial. Agora, segunda colocada, a classe B tem um potencial projetado em R$ 16 bilhões ou 40% dos gastos nacionais, e a classe A, R$ 3,8 bilhões (10% do consumo total do Brasil).
Potencial anual de consumo para calçados por classe
Classe |
Número de domicílios em área urbana |
% Domicílios |
Potencial de consumo (R$ milhões) |
% Potencial de consumo |
A |
1.398.055 |
2,72 |
3.882,16 |
9,63 |
B |
12.916.180 |
25,11 |
16.152,09 |
40,05 |
C |
27.040.220 |
52,56 |
17.038,22 |
42,25 |
DE |
10.087.588 |
19,61 |
3.258,54 |
8,08 |
Brasil |
51.442.043 |
100 |
40.331,01 |
100 |
Fonte: Pyxis Consumo – Versão 2013 – IBOPE Inteligência
Por região, o Sudeste apresenta o maior potencial de consumo de calçados: R$ 20 bilhões, o que equivale a metade dos gastos projetados para o país. O Nordeste é o segundo maior consumidor, com potencial estimado em R$ 7,3 bilhões (18%) e, em seguida, aparece a região Sul, com potencial de R$ 6,7 bilhões (17%).
Potencial anual de consumo para calçados por região
Região |
Potencial de consumo (R$ milhões) |
% Potencial de consumo |
Consumo per capita R$/hab por ano |
Norte |
2.427,27 |
6,02 |
200,05 |
Nordeste |
7.340,99 |
18,20 |
185,38 |
Sudeste |
20.379,40 |
50,53 |
268,22 |
Sul |
6.769,60 |
16,79 |
287,48 |
Centro- Oeste |
3.413,75 |
8,46 |
264,56 |
Brasil |
40.331,01 |
100 |
245,68 |
Fonte: Pyxis Consumo – Versão 2012 – IBOPE Inteligência
Quando os dados de classe e região são cruzados, o Sudeste apresenta o maior potencial de consumo, representado pelas classe B (R$ 9 bilhões) e classe C (R$ 8,2 bilhões). O menor consumo de calçados no país, de acordo com o Pyxis Consumo, será da classe A, da região Norte, projetado em R$ 204,17 milhões.
Potencial de consumo por classe e região
Classe |
Sul (R$ milhões) |
Sudeste (R$ milhões) |
Nordeste (R$ milhões) |
Norte (R$ milhões) |
Centro Oeste (R$ milhões) |
A |
748,60 |
1.959,55 |
547,83 |
204,17 |
422,00 |
B |
2.824,26 |
9.057,90 |
1.985,30 |
841,82 |
1.442,82 |
C |
2.804,67 |
8.210,43 |
3.617,01 |
1.091,18 |
1.314,93 |
DE |
392,06 |
1.151,52 |
1.190,85 |
290,10 |
234,00 |
Total |
6.769,60 |
20.379,40 |
7.340,99 |
2.427,27 |
3.413,75 |
Fonte: Pyxis Consumo – Versão 2012 – IBOPE Inteligência
O potencial refere-se apenas ao consumo domiciliar, ou seja, às compras de pessoa física junto a varejistas do ramo e inclui calçados masculinos (social, chinelo e sandália), calçados femininos (social, bota, sandália, tamanco, chinelo e sapatilha), calçados esportivos (tênis e sapatênis adulto) e calçados infantis (tênis, sandália, sapato, bota, chinelo e sandália).