De acordo com a Associação Brasileira de Indústria Têxtil (ABIT), o setor faturou US$ 60 bilhões no Brasil em 2010 – número bem maior do que os US$ 45 bilhões em 2009. Isso gera um número estimado de 1,7 milhão de empregos diretos, apesar de o MTE mapear apenas 63.261 empregos formais no setor têxtil e de confecções.
Quem conhece a área diz que é difícil encontrar profissionais do segmento têxtil. Fui contatado pelo Sergio Weiss, responsável pelo site Costura Externa, onde as Facções de Costura e Costureiras aparecem para as Confecções e pessoas que querem confeccionar algum produto.
Através de filtros, os Confeccionistas acham as que estão dentro do perfil que necessita. Exemplos: Estado, Cidade, Região, Bairro, Matéria-Prima, Especialidade, Número de Máquinas e tipo de maquinário disponível.
O porquê:
“Como toda boa ideia, o site surgiu devido a necessidade que temos em minha Empresa física – Maria Mole & Peepoca Moda Infantil; na captação de Empresas de facções. Anunciávamos nos jornais e era impressionante o número de pessoas fora do perfil desejado que nos respondiam, o que se traduzia em perda de tempo e consequentemente custos. E este transtorno também se estendia as costureiras que tinham que se deslocar pelas Confecções em diversos bairros, o que muitas vezes significava altos custos de transporte e principalmente perda de tempo”, explica Sergio.
A ação:
“Entre a maturação dos conceitos e desenvolvimento levamos aproximadamente um ano de trabalho até finalmente em março de 2010 lançarmos o www.costuraexterna.com.br ferramenta WEB visando não só atender ao seu público original (Confecções e Facções), mas também as áreas de Serviços, Fornecedores, Maquinário e Empregos – tudo com foco no mercado têxtil é claro. Em nosso primeiro mês tivemos 4.000 visitas e em 2011 tivemos uma media de 16.000, e com apenas um ano e meio no mercado”, conta o empreendedor.
O Criador:
Sergio Weiss é Empresário do setor Têxtil com 20 anos de atuação, responsável pela captação de Facções e desenvolvimento tecnológico da Empresa da qual é sócio, a Maria Mole e Peep – Moda Infantil.
Presente e Futuro:
“O site tem hoje como principal fonte de recurso a venda de espaço para anúncios em diversas categorias de serviços que fornecem insumos ao segmento têxtil. Existe também a publicidade através de banners, mailing e patrocínios.
Para o futuro planejamos a inclusão de áreas de conteúdo informativo e educativo visando atender aos diversos perfis de profissionais que orbitam em torno do mercado têxtil. E desta forma divulgar melhores técnicas e práticas para capacitação da Indústria Nacional visando melhoria de desempenho em relação a concorrência internacional.
Nosso Diferencial é fornecer ao nosso cliente espaço segmentado para divulgação de seus serviços e facilidade na busca de seus Insumos”.
O Setor:
“O mercado da Moda no Brasil, sempre foi e é um grande empregador, estão surgindo atualmente diversos cursos universitários visando cobrir lacunas tecnológicas e de formação profissional que nosso mercado vinha sofrendo, e creio que quando estes profissionais alcançarem o mercado teremos uma renovação no mercado Têxtil Nacional, que irá garantindo melhores produtos e vantagens competitivas e relação ao mercado internacional”, afirma Sergio.
Dados gerais da indústria da moda brasileira referentes ao ano de 2010:
- Faturamento: US$ 60 bilhões
- Número de empresas: 30 mil
- 5º maior produtor têxtil do mundo
- Produção média de confecção: 9 bilhões de peças por ano
- Trabalhadores: 1,7 milhão de empregados, dos quais 75% são mão-de-obra feminina
- 2º maior empregador da indústria de transformação
- 2º maior produtor e 3º maior consumidor de denim do mundo
- Representa 13,15% dos empregos da indústria de transformação e cerca de 5,5% do PIB total brasileiro
Veja ainda outros vídeos com depoimentos no site da Costura Externa.