Acaba de passar por fortes guinadas o antigo projeto CapsDoc, que participou do programa de incubação Start-Up Chile, foi finalista da Red Innova Ibero American Start-Up Competition e finalista regional do Desafio Brasil – o que lhes rendeu uma vaga, que acabaram não ocupando, na incubadora do Porto Digital.
Mesmo após tantos sabores, vieram as mudanças na equipe, na base de atuação, nas parcerias, no nome do site e até nas condições de trabalho. Fica a lição para o mercado: brilhar em competições pode significar algo, mas não tudo.
Ontem
“O negócio evoluiu, passou por algumas mudanças e hoje chama-se Dr. Busca (nesse meio termo, chegamos a utilizar o domínio MinhaConsulta)”, conta Bartolomeu Cavalcanti, um dos fundadores remanescentes. Outro fundador, Raphael Barros, permanece na equipe, mas Mauro Vieira Filho saiu da empresa há uns meses para seguir projetos pessoais e, como CEO, entrou Eduardo Brennand Campos, que trabalhava noMonitor Group. “Convidamos ele faz um mês para fazer parte da gestão e auxiliar na estruturação para um novo round de investimento”, explica Cavalcanti.
E o investimento veio pela Bremack Ventures, constituída pelo próprio Eduardo e por Cristiano Lumack. O projeto também conta com um suporte de conteúdo de uma das maiores referências da área no universo jovem, o médico Jairo Bouer. Além de sócio (porém não investidor), ele está responsável por esclarecer dúvidas de pacientes, publicar conteúdos importantes sobre saúde e bem-estar e pelo alinhamento da empresa com a classe médica.
Hoje e amanhã
“Atualmente, contamos com mais de 1.000 profissionais cadastrados em nossa base, em mais de 30 especialidades e divididos entre São Paulo e Recife. No próximo mês, estaremos em mais uma importante capital do país”, visualiza Bartolomeu. Através do site é possível buscar profissionais e agendar consultas em cerca de 30 especialidades, entre elas, odontologia, ginecologia, cardiologia, clínica geral, oftalmologia, homeopatia, pediatria, mastologia, urologia e dermatologia.
Entre os serviços prestados pelo site, destacam-se o agendamento online e gratuito de consultas com conveniência e economia de tempo, já que o site fica disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. O sistema de lembretes, que avisa o paciente por email ou celular e ajuda a reduzir faltas e atrasos, além de um suporte ao médico na construção do perfil do profissional, que irá facilitar a escolha por parte do paciente.
Sobre a novidade, Raphael Barros faz uma comparação: “hoje já compramos um ingresso de cinema pela internet, reservamos hotéis, compramos passagens aéreas, pedimos comida. Por que não agendar uma consulta?”. Sobre as condições de mercado, o empreendedor faz um diagnóstico e um prognóstico: “há muitas oportunidades no mercado de saúde, mas pretendemos resolver um problema que é conciliar a oferta e demanda de horários com os profissionais de saúde”.
No passado
Em 2011, o Dr. Busca foi selecionado por experts do Vale do Silício para fazer parte do Programa Start-Up Chile, uma iniciativa do governo chileno para trazer empresas inovadoras de nível global para o país e também foi finalista do evento Red Innova Ibero American Start-Up Competition 2011.
“Com relação ao Porto Digital, fomos finalistas regionais do Desafio Brasil em 2011 o que nos dava direito a incubação na Cais do Porto, mas por uma decisão estratégica decidimos vir para São Paulo e não utilizamos desse benefício formalmente. De qualquer forma, contamos com o suporte dos profissionais de lá (Vitor Andrade e Eiran Simis), que nos ajudaram como mentores e continuam apoiando e divulgando a nossa empresa”, contextualiza o empreendedor.