X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Cyanogen quer criar uma variante do Android independente do Google


A Cyanogen, empresa por trás da conhecida ROM CyanogenMod e do sistema operacional usado no OnePlus One, quer ser ainda mais independente do Android criado pelo Google. Estas são as palavras do CEO da Cyanogen, Kirt McMaster: “estamos tentando levar o Android para longe do Google.”

Muito ousado, Kirt. Muito ousado.

McMaster fez esta declaração durante o evento “A Próxima Fase do Android”, realizado pelo site The Information em San Francisco (EUA). Basicamente, McMaster quer viver em um mundo onde o Android é uma plataforma totalmente aberta até o núcleo, para que mais desenvolvedores possam criar serviços e plataformas altamente integradas ao sistema operacional.

Como aponta o Android Authority, o Google Now seria um exemplo de aplicativo que nenhum outro desenvolvedor poderia sequer sonhar em criar na plataforma Android. Ele exige uma integração muito profunda ao sistema, algo que o Google não permite a apps de terceiros.

McMaster e a Cyanogen querem resolver isso, criando uma plataforma baseada em Android na qual qualquer pessoa pode desenvolver, não importa se eles quiserem ir bem fundo no OS.

Como isso afeta o relacionamento deles com o Google? Bem, a empresa proíbe o uso de seus serviços oficiais – como a Play Store e apps do Gmail, Maps etc. – em variações (forks) do Android. A Amazon mostra que não é impossível ter sucesso com uma variante do robozinho – ajuda o fato de ela ter uma loja própria de apps.

A Cyanogen também aproveitou a oportunidade para anunciar planos de criar sua própria loja de aplicativos dentro dos próximos 18 meses.

Não é a primeira vez que a Cyanogen se revolta contra o Google. Em agosto, McMaster falou ao Re/code sobre “a tirania do Google”, sem entrar em detalhes: ele apenas disse que “todos no mundo querem um Android mais aberto”.

De todos os smartphones Android vendidos no mundo, 40% usam uma variante do sistema sem o aval – e os serviços – do Google. Eles são bastante populares especialmente na China. McMaster acredita que essa proporção pode subir para 50% a 70% nos próximos anos.

A ideia é intrigante. No curto prazo, a Cyanogen vai continuar a seguir os passos do Google. Mas, como diz McMaster: “hoje a Cyanogen depende um pouco do Google. Amanhã, não dependerá. Nós não seremos baseados em algum derivado do Google em três a cinco anos.” [The Information via Android Authority]

O post Cyanogen quer criar uma variante do Android independente do Google apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.

ccecafa UYlQqncub

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot