Agora que você é um empreendedor e sua empresa já está pronta para entrar no mercado, está na hora de cuidar da sua marca pessoal. Afinal, de nada adianta investir em branding se seu Facebook ainda tem fotos pessoais e o Twitter está abandonado. Se os consumidores estão cada vez mais conscientes e querem saber tudo sobre uma marca, pode ter certeza: eles vão procurar seu nome na web e tentar saber tudo sobre a pessoa que está oferecendo um novo produto a eles. Mas o que pode e o que não pode no perfil de um dono de startup? O Passive Panda diz que tudo depende da mensagem que você quer transmitir e que o mais importante é ser natural e nunca fingir ser algo que não é. Para saber se você está no caminho certo, eles indicam algumas coisas que é preciso ter em mente na hora de construir sua imagem de empreendedor.
– Por que tudo isso? Todo mundo precisa de um motivo para sair da cama de manhã. Pense nas coisas que te inspiram e fazem o trabalho valer a pena. Se elas já orientam seus projetos e compromissos, também podem ser a base do conteúdo pessoal que você publica na web. Quando o usuário acessar essas informações, vai saber com quais valores sua empresa se compromete e se identificar com ela. Nesse vídeo, o especialista em liderança Simon Sinek explica como isso é importante:
– Quem mais faz isso? Olhe ao redor e preste atenção nas outras empresas do seu ramo e no que elas estão fazendo para inovar. Não, você não vai seguir esse modelo. Fazer justamente o contrário: identificar o seu diferencial, aquilo que só sua marca oferece. Esse é o produto mais importante e deve ser prioridade nas suas ações. Seu perfil nas redes sociais deve mostrar aquilo que te faz diferente, único como sua startup.
– Quem está com você? Não basta conhecer os competidores, é preciso conhecer os parceiros. Para o consumidore que olha seu perfil, as empresas que fazem negócios com você são tão importantes quanto o tipo de música que ouve e os lugares que frequenta. Pense bem nas pessoas que estão ao seu lado nas fotos. Elas dizem muito sobre seu perfil.
– O que eu não posso dizer? Detalhes fazem muita diferença, mas isso nem sempre é uma coisa boa. O segredo do branding (pessoal ou não) é passar uma mensagem clara, com todas as informações essenciais. Não precisa ir além disso. Deixe tudo o que não faz parte da sua rotina de empreendedor fora da web.
– O que combina comigo? Construir uma marca não significa criar uma personalidade diferente, e sim organizar suas informações pessoais em uma imagem coerente com sua startup. Por isso, nada de criar um personagem cheio de qualidades que você não tem e tentar se “encaixar” nele. Apenas seja você mesmo e mostre as características que te trouxeram até aqui.