Quem nunca se deparou com algum funcionário que não fez aquilo que lhe foi pedido? Se você for um líder ou um gestor, é bem provável que já tenha topado com um colaborador que fez cara de quem se comprometeu com algo, mas na hora do “vamos ver”, não cumpriu com o combinado. Por quê? As razões podem ser bem variadas e depender de profissional para profissional, mas o Open Forum elencou os motivos mais comuns que levam tanta gente a não cumprir com as suas obrigações. De quebra, oferece algumas dicas de como reverter essa situação. Olha só:
– Estar preso a uma rotina: às vezes, a pessoa está tão enraizada em sua rotina que o simples fato de pedir algo que não faça parte do seu dia a dia já é o suficiente para tumultuar suas tarefas. Uma dica é não deixar seus funcionários se acomodarem em apenas uma função, pedindo pequenas coisas que transformem sua rotina diariamente.
– Falta de compreensão: muita gente faz “cara de conteúdo”, quando, na verdade, não está entendendo bulhufas do que está sendo dito. E, em vez dessa pessoa tirar suas dúvidas, ela segue adiante e se compromete em entregar algo que nem compreendeu. Para evitar esse tipo de situação, certifique-se que cada colaborador saiba seus objetivos e onde quer chegar em cada tarefa que lhe foi pedida.
– Excesso de trabalho: em boa parte dos casos, seus funcionários podem não estar agindo de má fé; o que acontece, de fato, é que eles estão sobrecarregados. Portanto, antes de passar uma nova tarefa a alguém, verifique o que ele está fazendo naquele momento e o que é mais urgente.
– Falta de habilidade: pode ser que o colaborador para quem você pediu determinada tarefa não seja a mais indicada por um simples motivo: ele são sabe como fazer. Antes de atribuir uma nova tarefa a alguém, confira quem no time possui as habilidades necessárias, que pode realizar o que tem de ser feito com mais facilidade que os outros.