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Dicas de marketing digital para pequenas empresas: a importância dos parceiros


Dicas de marketing digital para pequenas empresas: a importância dos parceirosCom os recursos cada vez mais abundantes na internet fica um pouco difícil simplesmente ignorar o fato de que você precisa investir em marketing digital. Seja a sua empresa de pequeno, médio ou grande porte, a questão que você deve ter em mente é que no atual mundo competitivo, globalizado e em rede no qual estamos inseridos, é mais do que necessário possuir um bom posicionamentoe perante os clientes e consumidores – agora fãs também – para que a sua empresa conquiste um espaço cada vez mais sólido em seu determinado segmento de atuação.

Muitas pequenas empresasm alegam o fato de que não possuem espaço físico (infraestrutura) necessário para acomodar uma equipe ostensiva qu trabalhe única e exclusivamente com marketing digital. Acontece que é exatamente aí que entra a importância dos parceiros para pequenos negócios. O fato de a sua empresa não pode contar com 15 profissionais presenciais não impede que ela conte com 30 profissonais online. Muitos profissionais em modelo home office já possuem tantos trabalhos quanto aqueles que ficam só fazendo númeor no escritório.

Uma agência certa vez disse, ao perder uma premiação por não possuir um número X de profissionais em sue escritório: você quer cérebros ou bundas? Tenha uma relação de proximidade com blogueiros, profissionais autônomos de social media, designers e estrategistas e descubra como é possível criar projetos mais estruturados mesmo não possuindo, tecnicamente, o número de capital humano necessário dentro da empresa.

Confira, abaixo, algumas dicas para que a sua empresa aproveite melhor os parceiros:

  • Separe o joio do trigo. Profissionais mais dedicados podem se transformar em verdadeiros “funcionários remotos” da sua empresa. Os que pisarem na bola serão excluídos automaticamente;
  • Procure criar uma rede de profissionais freelancers para a sua empresa. Muitas vezes esses profissionais se unem em uma espécie de cooperativa, mesmo que informal;
  • Contratar um freelancer exige uma buracracia muito menor, já que apenas um contrato de prestação de serviço basta para muitos;
  • Com a web é possível sempre encontrar ou substituir um profissional que já possui a agenda cheia. Com isso você evita atrasos que um funcionário super atarefado cometeria;
  • Quanto mais trabalho você repassar a um freelancer ou parceiro, mais indicações para a sua empresa ele fará. Uma mão lava a outra;
  • Contratar um freelancer ou parceiro pode resultar em trabalhos mais baratos e com uma qualidade muito superior muitas vezes.

No mais, a ideia desse post é dizer que não é preciso ter uma central com 20 profissionais para trabalhar o marketing digital da sua empresa. Obviamente que se você possuir recursos para isso, perfeito! Mas pequenas empresas que não dispõem de tanto orçamento podem aproveitar a viabilidade de parceiros e freelances e oferecer um trabalho tão sólido quano feito “dentro de casa”.

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