A dica de hoje foi enviada pela Luciana Ogusco, diretora de marketing da Mededeling.
Batemos na mesma tecla muitas vezes porque é imprescindível que todo empreendedor tenha em seus planos a verba destinada ao marketing. E isso independe do tamanho da empresa, o marketing deve existir e deve ser muito bem planejado.
Hoje daremos algumas dicas para que possa criar a estratégia que se encaixa à sua empresa.
Click Marketing: ferramenta do Sebrae para elaboração do Plano de Marketing. Um software gratuito com toda estrutura para que possa planejar seus investimentos em marketing a curto, médio e longo prazo (clique aqui).
Google Notícias: faça um clipping com tudo aquilo que acredita ser interessante para seu ramo de atuação, inclua o nome dos seus concorrentes e fique de olho nas novidades. Dentro do Google Notícias é possível incluir as palavras-chave que deseja acompanhar em “Personalizar o Google Notícias” (clique aqui).
Palestras: existem inúmeras palestras pelo Brasil sobre marketing, principalmente digital e que são gratuitas. Algumas até com transmissão online! (clique aqui)
Associações: procure o órgão que regulamenta as empresas do seu ramo de atuação, você pode encontrar números de mercado úteis para analisar a sua participação dentro dele.
Análise SWOT: este item é um dos mais importantes e deve ser feito com muito cuidado, lembre-se de analisar tudo com os olhos de empreendedor, ou seja, aquele que vê tudo por dentro (forças e fraquezas), mas que sabe reconhecer o que há para ser melhorado (oportunidades e ameaças).
Budget: a previsão de orçamento para empresas com mais de 3 anos é de 30% do incremento. Para o Plano de 2012 seria 30% do resultado de: faturamento de 2011 – faturamento de 2010. Já para empresas novas é aconselhado estimar pelo menos 20% do capital inicial.
Não esqueça que o Plano é elaborado para os próximos 12 meses e deve ser revisado pelo menos a cada três meses, podendo ser alterado de acordo com as expectativas.
–
Veja mais artigos sobre Marketing Digital do Saia do Lugar clicando aqui.
Para mais dicas diárias sobre planejamento de marketing, assine nosso RSS ou curta nossa página no Facebook.
————————————————————
Veja também:
- As características de um bom plano de marketing
- Os 7 pilares de um bom plano de marketing
- Perguntas essenciais em um Plano de Marketing