Por ter uma tela sensível ao toque, você espera que usuários de tablets ou smartphones mais novos interajam com eles usando os olhos e as mãos. Quem tem algum tipo de deficiência visual, porém, ficaria impedido de usar esse tipo de gadget se não fossem pelas opções de acessibilidade que existem. As fabricantes já notaram a presença desse público, sabem que precisam implementar esse suporte extra nos seus sistemas móveis e por isso o iOS, Android e muitos outros já trazem essa opção de fábrica.
Ainda assim, eu imagino que seja meio difícil conceber como uma pessoa cega usaria um dispositivo touchscreen. O vídeo abaixo tira essa dúvida. Nele você vai ver como um cego interage com um iPad usando as opções de acessibilidade que foram implementadas pela Apple no iOS. Você sabia, por exemplo, que existe um modo “cortina de tela”, que apaga a tela mas não a desativa? É, nem eu.
O vídeo é do nosso leitor Lucas Radaelli (@lucasradaelli), que nasceu sem enxergar do olho esquerdo e perdeu a visão do olho direito quando criança, mas nem por isso deixa de usar gadgets com o mesmo entusiasmo e afinco que eu, você ou qualquer leitor do TB tem. Suspeito até que ele seja um Apple fanboy.