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E-commerce: 40% dos consumidores tiveram problemas com compras pela internet


O Brasil já é considerado o terceiro país que mais movimenta o setor de e-commerce no mundo, no entanto, as reclamações têm crescido na mesma proporção. Segundo a pesquisa “Natal de 2012”, realizada pela eCRM123, mais de 40% dos consumidores brasileiros já tiveram problemas em compras pela internet. Outros 26% receberam a mercadoria com atraso e 8% receberam com defeito.

Na lista também constam o não recebimento da encomenda (5%), produto diferente do escolhido (3%) e, em menor incidência, a clonagem de cartão (1%). Na tentativa de minimizar esses problemas, empresas de comércio eletrônico investem em sistemas de gestão corporativa. Em contrapartida, os consumidores também precisam ficar atentos a alguns procedimentos de segurança que podem evitar contratempos decorrentes das compras virtuais.

E-commerce: 40% dos consumidores tiveram problemas com compras pela internet;

Segundo o especialista e diretor de tecnologia da Ledcorp, José Lúcio Balbi de Mello, as empresas de comércio eletrônico têm dificuldades em obter dados sobre o processo de entrega, o que resulta em problemas como extravios, prazo de entrega e produtos incorretos. “O consumidor, ao realizar a compra pelo site, enquanto aguarda o processo de aprovação do cartão, consegue obter algumas informações sobre o andamento da compra. Depois disso, enfrenta uma espécie de nuvem negra que engloba desde o envio para a transportadora até a entrega. As empresas encontram dificuldades no controle dos produtos fora do ambiente interno, resultado de um sistema de gestão corporativo ineficiente que não fornece dados precisos e, na maioria dos casos, informações tardias”, explica.

Atenta a essa lacuna de mercado, a Ledcorp, especializada em tecnologia para mobilidade e inteligência corporativa, desenvolveu o produto Anywhere de logística que exibe, em tempo real, todo o processo da entrega da mercadoria, desde a compra. Balbi de Mello explica que o sistema impacta até 23% na redução de custos extras com problemas, como extravio, e na satisfação dos consumidores. Outro ponto importante é a redução de 60% nas reclamações em órgãos como o Procon referentes a atrasos nas entregas.

“O Anywhere é uma solução de logística da informação que foi desenvolvida para dar transparência e otimizar o processo de entrega com baixo custo. O produto viabiliza as informações sobre o andamento do processo em tempo real, tanto para as empresas quanto para os clientes, o que permite a identificação dos problemas dentro do prazo para resolução. Essas informações podem ser registrados por meio de GPS, texto, vídeo ou fotos, sendo repassadas em um portal específico da solução, integrado ao site de comércio eletrônico da empresa ou pelas redes sociais”, conta.

De acordo com o diretor-presidente da Web Consult e especialista em inteligência digital, Leonardo Bortoletto, empresas que queiram ingressar no e-commerce ou incrementar ainda mais as vendas nesse canal devem também investir em segurança de rede e em logística. “Avaliar a melhor plataforma, contar com certificado digital e apresentar meios seguros de pagamento aos internautas são formas de garantir a segurança e consagrar o site de compras. O cliente precisa saber que o site é idôneo e seguro e ter a garantia de que irá receber o produto no prazo contratado”, destaca.

Para garantir a tranquilidade nas transações, os e-consumidores precisam observar algumas questões. “Eles devem sempre escolher lojas reconhecidas ou que possuam medalhas de certificação, como as do e-bit, assim como optar por meios seguros de pagamento. Dessa forma, não haverá transtornos posteriores”, alerta Bortoletto.

E-commerce corporativo

Segundo o diretor regional da TOTVS em Minas Gerais, Arnaldo Xavier, a implantação de um sistema de e-procurement permite a redução de custos operacionais e o tempo gasto nas compras de qualquer produto ou serviço. Essa ferramenta permite às empresas organizarem solicitações de compras, cadastrarem informações, pesquisarem e contatarem fornecedores e analisarem cotações e, ainda, fecharem pedidos, dentre outras.

Através da TMp é possível realizar cotações eletrônicas online, com o diferencial do acesso ilimitado a uma ampla rede de fornecedores – mais de 60 mil empresas – o que aumenta a competitividade de preços e produtos. “Com a solução TMp os resultados das cotações dos fornecedores são visualizados em um mapa comparativo com tratamento tributário do custo de frete e equalização financeira de diferentes condições comerciais, facilitando a tomada de decisões e possibilitando que as empresas tenham profissionais mais produtivos e focados, já que poderão administrar com mais agilidade as cotações de preços e avaliação de fornecedores pela internet”, explica Xavier.

Outra vantagem da ferramenta oferecida pela TOTVS é que a solução de marketplace integrada ao ERP permite que a empresa interessada negocie diretamente com seus fornecedores pela web. Segundo indicadores utilizados em companhias que já adotam esta solução, a redução média no tempo e nos custo dos processos de compras eletrônicas é de 50%, além de 5% de economia no valor dos bens e serviços adquiridos. Com isso, a economia média de preços pode ultrapassar, em alguns casos, 15%.

Via Zoom Comunicação.

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