O artigo de hoje foi escrito por Bruno Perin: empreendedor, palestrante e escritor
Saber lidar com os vários acontecimentos no dia a dia sem obter arrependimentos de suas ações mais tarde, isso sim é ter uma boa inteligência emocional.
Principalmente no universo do empreendedor, isso fará uma enorme diferença para que muitos profissionais possam atuar de forma mais precisa em seus negócios, sem meter os pés pelas mãos.
Como o mundo está cada vez mais dinâmico, cheio de novas responsabilidades e todas muito estressantes, logicamente teremos muito mais problemas do que antes.
Por isso, é preciso saber lidar muito bem com os problemas e também se preparar emocionalmente para não vir a fazer besteiras naqueles famosos 05 minutos de fúria presentes no calor das emoções. Não queira chutar o balde, lembre-se: amanhã é outro dia e você poderá se arrepender amargamente por ações mal pensadas hoje.
O quanto o mundo te abala?
Coisas inesperadas acontecem a todo momento, seja em casa com uma briga familiar, mudança na rotina de trabalho, colega que não cumpre o que diz, a lista de chateações é mesmo imensa…
Então, como você reage a tudo isso?
O quanto esses acontecimentos lhe tiram do sério?
Cuidado, muitas vezes eles poderão fazer você tomar atitudes de que não gostaria e ai será tarde demais para voltar atrás…
Já reparou como um simples problema pode se transformar em vários outros, caso não solucionado da melhor forma, e vir a atrapalhar todo o restante do seu dia?
Exemplo:
Você brigou em casa e sai chateado para o trabalho.
Chegando lá, nem fala com todos ao seu redor e vai direto para sua sala, alguém vem falar contigo e você já o maltrata sem que essa pessoa nem tenha lhe feito nada.
Já que você está mal mesmo, resolve não fazer o tal relatório da reunião de logo mais. Ou seja, até ai já são três problemas originados do primeiro.
Caso não tome cuidado, a tendência é que esse número aumente cada vez mais até o final do dia…
Já dizia o meu mentor Alex Born: Bruno, não leve lixo de um lugar ao outro. Isso só fará com que o problema venha a se transformar em algo ainda maior e cada vez mais difícil de ser resolvido.
Que tal pegar a dica dele também? Confesso que muito me ajudou a ser um melhor profissional.
O problema aconteceu, o melhor é você parar, respirar fundo, esperar uns 05 minutos para se acalmar e depois analisar da melhor maneira a situação. E já passado algum tempo aí sim vir a tomar alguma atitude em relação ao fato.
A maioria faz tudo errado! Se revolta com o fato logo de cara, toma atitudes sem pensar, tentando resolver aquilo na hora e acaba por reagir de forma precipitada. Não é bem assim que acontece?
Aprendi duas coisas que me fizeram ter uma melhor inteligência emocional e compartilho com vocês hoje, são elas:
Interpretação do fato:
Já que o fato não irá mudar, ao menos, você ainda tem em mãos a possibilidade de interpretá-lo de diferentes maneiras.
Poderá o ver pelo lado ruim, de você sempre ter razão ou buscar outros culpados, ou pelo lado bom no qual poderá adquirir aprendizados com aquilo que lhe ocorreu.
Lembre-se o fato é o mesmo, já a interpretação, ela irá definir todo o seu futuro….
Sua reação perante ao fato:
A reação sempre dependerá de como você interpretou o fato anteriormente.
Antes de reagir, procure pensar bem em como será tal situação caso você opte por fazer ou não fazer aquilo. Qual das ações você terá mais orgulho e não virá a se arrepender no futuro?
Enfim, todos nós temos dificuldades, a diferença está em como aceitamos e lidamos com elas no dia-a-dia. Queira ter orgulho de suas ações, procure evoluir e fazer a diferença na vida das pessoas.
No mundo empreendedor, você é o exemplo para sua equipe. Então, faça valer toda essa confiança que eles possuem em você e transforme isso em um exemplo de admiração.
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Nota do editor: Você pode conferir mais sobre o trabalho de Bruno nos seguintes canais:
P.S.: Créditos da imagem Shutterstock
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