A tendência no marketing on-line faz com que o e-mail marketing tenha um potencial enorme para enviar informações para clientes potenciais ou novos clientes a um baixo custo. Uma das grandes vantagens de mensagens em massa é que podem atingir os clientes em qualquer lugar do mundo com tecnologia móvel. Hoje, as empresas tentam chegar a mais pessoas, como é o caso de muitos meios, como boletins informativos, jornais e revistas, que estão apostando no e-mail marketing como maneira de comunicar o seu conteúdo. Isto dá-lhes a capacidade e aptidão para atacar o mercado global.
Diversos sites e blogs atuais estão adentrando no E-mail Marketing profissional. Os blogs na língua inglesa já estão no mercado há muito tempo e já se pode ver um crescimento grande de blogs em português aproveitando essa oportunidade, que será explicada detalhadamente nesse post.
O Que é E-mail marketing?
Como o próprio nome já diz, é um marketing através de e-mails. Você envia e-mails a interessados, e pode enviar o que desejar, como artigos, e-books e o que vier à sua cabeça, que possa realmente interessar os assinantes de sua newsletter.
E-mail marketing profissional não é spam
Porém, não confunda as bolas: no E-mail Marketing profissional você não envia e-mails promovendo seu trabalho ou produto para qualquer pessoa e qualquer e-mail que vê pela frente, como os spammers faz: você só envia e-mails a quem estiver interessado em seu conteúdo e que se cadastraram previamente (isso é chamado de Opt-In, porque os leitores optaram espontaneamente por entrar na sua lista e receber seu conteúdo).
O potencial de uma lista de e-mails
Muitos blogueiros profissionais já dizem que “o poder está na lista“. Percebe como o E-mail Marketing é extremamente importante para seu negócio online, seja ele um blog, site, portal ou ecommerce? A “lista” à qual se referem nada mais é do que o conjunto de pessoas que optaram por receber seu conteúdo via e-mail.
Existe muito potencial nisso porque quem assinou sua lista está profundamente interessado no que você tem a dizer. São leitores muito fidelizados e que lerão todos os seus e-mails, se você fizer um trabalho bem feito e produzir conteúdo atrativo. E para ganhar dinheiro online, isso é o que interessa, e não apenas leitores que clicam em seus banners do Adsense. Continue lendo, e você entenderá!
Imagine, por exemplo, um Blog de Nicho abordando programas de SEO pagos e semelhantes, que ajude blogueiros a encontrarem os melhores softwares para automação de trabalho online e coisa do tipo.
Agora, imagine que esse mesmo blog produza conteúdo de altíssima qualidade, receba um tráfego já considerável e estabeleça algumas vendas mensais, ganhando por comissão. Esse mesmo blogueiro decide montar uma lista de e-mails (ou newsletter) especificamente para o seu público e adquire, dentro de algum tempo, 500 leitores que optaram por receber seu conteúdo original por e-mail (o que é um número fácil de obter na língua inglesa e, hoje, até mesmo na língua portuguesa) e que leem a maioria dos e-mails que recebem.
São 500 leitores e potenciais compradores! Imagine vender um programa de SEO para apenas 200 desses leitores (o que é um número extremamente baixo, visto que os leitores são fidelizados) e receber uma comissão de apenas $20 por programa. Fez as contas? São 4 mil dólares com uma única lista de e-mail, e em uma única tacada. Existem pessoas que fazem esse montante com apenas um e-mail abordando criticamente um produto, software ou e-book de interesse de seus assinantes.
E não é só isso: além de ganhar dinheiro, você tem uma lista que sempre crescerá se você fizer um bom trabalho e você sempre tem as chances de convencer cada vez mais leitores a comprar os seus produtos. É algo que, se mantido com qualidade, servirá melhor do que um blog para ganhar dinheiro.
Fora a questão do dinheiro, você também terá leitores interessados no contéudo de seu blog: tudo o que você promover sobre seu blog (como posts que você já escreveu) poderá ser acessado, aumentando o tráfego que recebe e potenciais novos cliques em anúncios, comentários e tudo o mais que faz um blog se mover.
Entendeu por que motivos “o poder está na lista”?
Quem não quer investir menos e ganhar mais? Sem contar em um maior retorno da marca, em relação a outros meios mais tradicionais como a mala direta por exemplo. O e-mail marketing é reconhecido por sua agilidade, interatividade e mensurabilidade, e claro a possibilidade de altas taxas de resposta, focando sempre no valor ao cliente.
Por enquanto, é isso! Já pode se considerar um iniciado em E-mail Marketing, hein!
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