X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

E quando o novo jornalismo vem?


E quando o novo jornalismo vem?Desde o princípio vejo o jornalismo como algo que deva ser objetivo, universal, transversal e acessível. Em nossa época, cada dia menos o motivo de “revolução” para o jornalismo perdeu força, dando espaço à necessidade de atualizar-se para que se aplique num cenário onde o público participe da fomentação do conteúdo. Assim, o jornalismo demonstra uma nova característica para informação não pensada anteriormente.

A visão trazida com o contexto transversal e cíclico resultante do conceito de web 2.0, onde o conteúdo possuía influência para conseguir audiência e opinião, tratando o leitor/espectador como visão ativa dos fatos, passou a transformar as necessidades dos meios de comunicação, que sentiram a necessidade de inserir-se e expressar-se sobre o conteúdo de forma inclusiva, alterando a sua aplicação, antes passiva e unilateral, anexando-o num contexto social e ativo.

Com a aplicação social do conteúdo, seu compartilhamento e formação baseada na antiga visão de espectador, a invenção de um novo jornalismo se mostrou – e, por que não, se mostra – cada vez mais necessária. Não baseado no mesmo padrão do “new journalism”, responsável por segmentar a forma que a informação é vista e transmitida, mas a visão universal e transversal da informação, onde o jornalismo não tem como foco apenas informar, mas influenciar o meio.

Para o jornalismo, a revolução da informação serviu de divisória de águas, opiniões e, acredite ou não, profissionais. Estes questionam desde a formação, ascenção e função colaborativa – ou quase isso – da blogosfera até o papel da internet dentro da reformulação do jornalismo. Nesta divisao, a não-adequação do jornalismo atual a linguagem voltada à dinamissidade e multiliguagem presente na internet o leva a perder espaço para outros meios de informação independente e tiram do jornalismo seu maior poder: o furo da noticia.

Aqui não cabem julgamentos, principalmente por não haver culpados. O jornalismo por si só irá se reciclar. Para tanto, é preciso que se deixe de lado o passado e passe a encarar a web como ela realmente é: um espaço colaborativo, onde se há a possibilidade de um furo e a disputa não vem apenas do veiculo concorrente, mas do internauta, seu espectador. Aprenda com ele, o estude, o tenha como “amigo”, esqueça a visão eterna e egocêntrica do qual o jornalismo é feito por diplomas, pois ele não é. O jornalismo é feito de pessoas, e fatos.

Via RSS de Blog Mídia8!

Leia em Blog Mídia8!

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot