O Facebook quer ser YouTube. Em setembro, a rede social começou a exibir o número de visualizações, e a apresentar uma lista de vídeos relacionados. Agora, prepare-se para vídeos em 360 graus no seu feed de notícias.
Mark Zuckerberg anunciou na conferência F8 que o Facebook será capaz de incorporar vídeos esféricos direto em seu feed, assim como o YouTube 360.
Isso permite ver o que está acontecendo em todos os lados – até mesmo olhar para cima e para baixo! – em vez de manter um ponto de vista fixo.
Para entender isso melhor, confira meu vídeo amador de 360 graus que eu gravei com uma câmera especial Ricoh Theta e enviei para o YouTube:
Basta carregá-lo no navegador Chrome, clicar e arrastar com o mouse, ou clicar nas setas do canto superior esquerdo, ou até mesmo deslizar seu dedo na tela (caso você tenha touchscreen), para ver todo o meu carro. Você pode até mesmo rodar este vídeo no Android e mover o dispositivo para mudar a perspectiva do vídeo.
Eis outro exemplo, agora mais profissional:
Tudo isto é possível porque o YouTube adicionou este mês a capacidade de transmitir vídeos em 360 graus. E agora esse tipo de experiência vai chegar ao Facebook também.
Claro, vídeos desse tipo serão fundamentais para os headsets de realidade virtual Oculus Rift – que pertencem ao Facebook – não apenas para seu monitor de tela plana, e Zuckerberg está bem ciente disso. Ele disse à multidão que os vídeos farão a diferença na realidade virtual, não apenas os jogos.
Zuck não diz quando os vídeos em 360 graus estarão disponíveis, mas promete que trará mais vídeos esféricos para o Oculus, e talvez até mesmo conteúdo esférico ao vivo.