Para muitos da nossa comunidade startupeira no Brasil, já é normal contar com grupos de ajuda – que às vezes tem o efeito de um verdadeiro culto, alinhando todas as energias, mobilizando as emoções, dando aquela sensação de pertencimento e aprovação grupal.
Além dos grandes centros (como SP e RJ, ou polos confirmados como BH, Floripa, Porto Alegre, Recife, Campinas) eles estão até onde menos tipicamente imaginaríamos. O movimento Amazon Startups, por exemplo, atua entre o Pará e o Amazonas. Espírito Santo e Brasília também vem se mexendo faz um tempo. Alguns outros devem estar “fora do radar” (e deveriam nos contatar!).
Hoje, o startupeiro morador de Curitiba Mario Almeida lançou (vi no grupo The Startup Club) um chamado a todas startups do Paraná para que se unam em uma espécie de cluster. Não que falta inovação ou iniciativa organizada no mercado paranaense ou mesmo curitibano. Mas, identificam eles, falta uma coesão.
Para isso, ele convoca uma pesquisa para saber quem são, onde estão, o que fazem. Mario, vou divulgar aqui; depois você compartilha conosco, por favor?
As palavras dele falam por si. Confira:
“BOM DIA! Como alguns aqui já sabem estou organizando o cluster de Startups do Paraná! Foi implantado em Floripa o Grupo Digital de SC que tem o mesmo espirito de organizar o setor para dar visibilidade aos projetos e trazer o máximo de beneficios possiveis em todas as esferas a esse setor.
Temos excelentes projetos em Curitiba e no Paraná, e muitos deles tem potencial de negócio nacional ou até internacional, porém se nos organizarmos o risco de morte desses projetos é grande, pois não bastam boas idéias, sem inovação elas morrem, sem funding elas não prosperam. Enfim falaremos muito disso daqui em diante.
O primeiro passo é levantar com clareza quem são os personagens desse setor no Paraná, assim montei um formulário para que todos possam preencher com as informações básicas de suas Startps, gostaria que todos pudessem preencher e divulgar o link para as pessoas que estão nesse meio mas não fazem parte ainda do nosso grupo no FB. É importante que o máximo de Startup’s preencha, pois esse censo voluntário será a base de nossa atuação para os próximos passos na formação do cluster!”
Obrigado! Segue o link: http://ow.ly/7WnCo”