Criada em São José dos Campos (SP) em 2004, graças à visão empreendedora de Rubens Mendes, diretor e fundador da empresa, a rede de franquias Os Muzzarellas foi pensada para inovar o formato da tradicional pizza. Para isso, a rede criou o modelo quadrado, que rende dez pedaços.
Após seis anos no mercado, Mendes decidiu expandir pelo sistema de franquia. A partir daí, foram dez meses de trabalho para formatar o negócio, que incluiu a estruturação do modelo e dos processos internos, além da criação de um canal de venda e atendimento pela internet, com o propósito de facilitar para o cliente, ofertando sabor, tamanho, adicionais, bordas e também possibilitando acumular pontos.
A empresa começou com uma loja na área central da cidade, e após três anos abriu a primeira filial, ampliando a cobertura de atuação da pizzaria. O candidato interessado em adquirir a franquia recebe apoio da rede desde o início, que auxilia na análise, seleção do ponto, elaboração do layout da loja, orienta sobre a gestão dos processos, assessora na aquisição de equipamentos, fornece consultoria de campo, treinamentos de reciclagem, apoio de marketing para ações locais, além de sistemas operacionais intuitivos que auxiliam as transações on-line.
A estimativa de investimento total para adquirir a franquia varia entre R$ 190 mil e R$ 260 mil. Para instalar a loja o valor necessário é entre R$ 108 mil e R$ 130 mil. A taxa de franquia é de R$ 45 mil. Para capital de giro, a disponibilidade financeira do empresário deve variar entre R$ 15 mil e R$ 40 mil. O prazo de retorno do investimento é entre 24 e 28 meses.