Como seres humanos somos bem diferentes entre si. Não existe uma pessoa igual à outra. Cada um tem nome, rosto, voz, talento e sonhos únicos. Em essência, é o conjunto destes atributos e escolhas que define a nossa personalidade e nos diferencia dos demais.
Uma empresa é como uma pessoa. Não há duas empresas idênticas. Cada uma se difere da outra, no mínimo, por sua razão social, ofertas, estrutura, discurso e cultura. Para tangibilizar a personalidade de uma empresa, temos na identidade visual o principal elemento de uma marca.
Quando conhecemos uma pessoa, a primeira coisa que notamos é seu rosto. Quando conhecemos uma empresa, a primeira coisa que enxergamos é o seu Logotipo. Portanto, podemos afirmar que o Logo é o rosto de um negócio. Somado às outras expressões gráficas da empresa como cartões, folders de venda, website, e tantas outras, a identidade visual de um negócio é composta.
Como criar este rosto para a sua empresa? Seguem 3 passos muito importantes para te ajudar:
1. Reflita profundamente sobre o seu empreendimento, reparando no que o faz verdadeiramente único. Uma boa dica é imaginá-lo como se fosse uma pessoa e se perguntar: se a minha empresa fosse gente seria um homem ou uma mulher? Seria acelerado como um adolescente, descolado como um jovem, maduro como alguém da meia-idade? Ela veste uma roupa formal ou casual? E assim por diante.
Lembrando sempre que você não está descrevendo seu público está descrevendo seu negócio! Não é porque você vende mais para homens que o seu negócio seria um homem. A Coca-Cola pode ser mulher e vender para homens e a Apple pode ser um homem e vender para mulheres.
2. Trabalhe com profissionais criativos de elite para criarem a sua identidade. Os melhores criativos são aqueles que se graduaram em Design Gráfico ou Programação Visual em boas universidades e que possuem um histórico comprovado de trabalhos realizados com sucesso.
3. Acompanhe o projeto deste profissional criativo de perto, participando do processo para aperfeiçoar sua identidade ao máximo e garantir que esteja afinada com a personalidade que você vislumbrou.
As grandes empresas já aprenderam faz tempo, que, para ser competitivo e garantir uma impressão positiva nas pessoas, deve-se apresentar a melhor cara possível. Agora, chegou a vez do seu negócio assumir um rosto profissional que reflita sua individualidade e mostre que você é profissional!
Por muito tempo, as micro e pequenas empresas recorreram à amadores, amigos de conhecidos ou escritórios caros. E você quer saber? Um caminhão de dinheiro, 1001 reuniões ou contratar o sobrinho do seu primo não garantem um bom projeto para o seu Logo!
Série de Artigos Patrocinados por LogoChef
No LogoChef apenas profissionais de elite foram selecionados para cuidar do rosto da sua empresa a preços extremamente acessíveis. Visite-nos e comprove!