O segundo dia do NBC 2011 começou com Saman Rahmanian, diretor de criação da Tribal DDB de Nova York, contando como mudou totalmente sua carreira. “Em 2009 eu amava meu trabalho. Mas, enquanto o mundo passava por uma crise que deixava milhares de pessoas desempregadas, eu fazia anúncios de carros e hamburguers. E isso me pareceu um pouco ridículo”, disse. Foi a partir dessa reflexão que ele desenvolveu um site gratuito para encontrar emprego e passou a repensar sua carreira e a publicidade em geral: “Eu percebi que a maioria das pessoas não gosta de propaganda e que gastar milhões nisso não é a forma mais inteligente de atingir as metas da empresa”.
6 minutos. Esse foi o tempo que o anúncio mais celebrado de 2010 durou. E levou 12 horas para ficar pronto. Foi pensando nesses números que Saman concluiu que deveria haver uma forma mais eficiente de se fazer marketing. Para encontrar esse método, ele propôs algumas questões: “Publicidade e empreendedorismo são tão diferentes? Ou é possível fazer os dois trabalharem juntos?”. E a resposta vem em uma fórmula bem simples:
GANHAR (marca) – GANHAR (consumidor) – GANHAR (nós)
De acordo com a equação de Saman, uma campanha de sucesso precisa se preocupar não apenas com a imagem da empresa, mas especialmente com o efeito dos anúncios nos clientes, nos valores que serão transmitidos e no que a propaganda representa para a sociedade. Todas as plataformas criadas por ele seguem essa lógica, tentando aproximar o público da marca de uma forma mais humana. E isso ssó pode ser feito se o empreendedor compreender as mudanças pelas quais os consumidores passam.
Saman também falou sobre a importância de criar, de não ter medo de errar e, principalmente, de saber usar a mídia como o melhor e mais confiável anúncio. “A imprensa é sua propaganda. Então, pare de pensar na mídia e comece a criar conteúdos que gerem mídia”, aconselhou. Para ele, “a tela da televisão não pode ser seu objetivo”, ela deve ser uma das ferramentas para alcançar e convencer os clientes, não mais que isso. “Imagine uma frase sobre sua empresa na primeira página de um grande jornal e pense no que isso faria pela sua marca”, completou.
“A imprensa é sua propaganda. Então, pare de pensar na mídia e comece a criar conteúdos que gerem mídia” – Saman Rahmanian
Em seguida foi a vez de Elisa Calvo, gerente de marketing do Terra, falar sobre mashing, uma mistura de plataformas que está se tornando a grande tendência em estratégia de mídia. Antes disso, ela lembrou de uma frase formulada durante a “Internet World”, feira de Nova York de 1998: “O conteúdo é rei”. Assim ela destacou a importância de produzir conteúdo de qualidade para que ele não se perca no mundo dinâmico e hiperconectado da web.
Pare para pensar nas notícias mais impactantes dos últimos dois anos. Provavelmente você ficou sabendo delas pelas redes sociais e não pela mídia tradicional. “Os comentários vêm das opiniões dos seus amigos, e não de uma instituição jornalística”, disse Elisa. E isso faz muita diferença. Afinal, os empreendedores precisam criar conteúdo em um universo no qual os consumidores estão 24 horas conectados e esperando novidades e ainda podem criar e compartilhar informações mais rápido do que qualquer meio de comunicação jamais conseguiu.
Um dos retratos dessa tendência são as telas. Elisa explica que “elas estão em todos os lugares. Então, quando você cria conteúdo, precisa pensar que seu consumidor pode estar em casa, no trabalho, na praia, na Itália, na Croácia…”. E no futuro? “As pessoas vão ficar cada vez mais ativas na seleção e compartilhamento de conteúdo e mais exigentes nas marcas e produtos que consomem”, imagina.
“Quando você cria conteúdo, precisa pensar que seu consumidor pode estar em casa, no trabalho, na praia…” – Elisa Calvo