A web brazuca ficou em polvorosa ontem quando começou a espalhar como piada a peça publicitária da escola Siec, de Bocaiuva – MG.
Na imagem, duas crianças apareciam segurando um Macbook Pro na vertical, como se ele fosse um iPad gigante. A situação vexatória não passou incólume pelos artistas e designers desocupados, e o ‘huehuebr’ tomou conta dos comentários da postagem.
O bacana é que a escola não se fez de rogada e resolveu o problema de uma forma bastante razoável. Removeu a postagem original, que continha a foto das duas meninas com o Macbook na vertical, e divulgou uma nota oficial com a diretora do Siec, Bê Calixto, na mesma pose que gerou os memes, em solidariedade às alunas envolvidas na campanha vexatória.
No texto, a escola esclarece que tratou-se de uma confusão na agência de publicidade da escola e também entre os profissionais responsáveis por revisar e aprovar o material, sem se isentar da culpa no assunto.
“Infelizmente, foi escolha da agência ilustrar um produto utilizando outro. E a aprovação da arte foi de nossa responsabilidade, portanto todos somos responsáveis pelas peças.”
Achei um posicionamento muito bom diante da crise, e em respeito à preocupação da diretora com as alunas que apareciam na postagem, não vamos divulgar imagens da campanha errônea original. Fica a lição tanto para agências quanto para os clientes: para quem produz o material publicitário, é bom sempre estar atento; para quem revisa, é bom fazê-lo com critério e cuidado.
Lição aprendida, bola para frente e chuta onde o goleiro não tá. Nesse quesito, até a zueira deu um troféu para a Dona Bê:
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie