X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Especialista alerta para opção de abrir franquia em supermercados


Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias faturou R$ 103 bilhões em 2012, o que representa um crescimento de 16,2% em relação ao ano anterior. Isto significa que o aumento de unidades abertas cresce à mesma proporção. Com a dificuldade de encontrar pontos comerciais, devido à alta dos custos de ocupação, empresas estão buscando alternativas em supermercados.

Um aluguel dentro desses estabelecimentos pode chegar a ser 30% a 45% mais barato que o dos shoppings centers, e esses números vêm atraindo a atenção de grandes franquias interessadas em expandir suas operações. Thais Kurita, especialista em questões jurídicas para franquias da KBM Advogados, explica que é preciso analisar a viabilidade da entrada da unidade nesses pontos. “É necessário observar que o público é restrito não apenas em número, mas também por classe social” diz. Sendo assim, ainda de acordo com a consultora, é bem provável que o faturamento sature e não haja muitas alternativas para incremento da receita. “A vantagem de ter uma rede dentro desses espaços é a de aproveitar o fluxo de pessoas, além de o estacionamento ser gratuito, porém é preciso conhecer o público-alvo e ter a certeza que é o mesmo público que você almeja alcançar”, ressalta. 

Outros pontos que precisam ser levado em consideração:

  • O franqueado deve assinar dois contratos: um com a franquia e outro com o supermercado. Por isso, é fundamental fazer um estudo de viabilidade financeira antes de fechar negócio;
  • Concorrência entre o supermercado e a rede: hoje em dia é muito comum à venda de alimentos prontos pelos próprios supermercados, o que pode interferir nas vendas de uma franquia do setor  de alimentação, por exemplo; 
  • Para a empresa dar certo, é essencial que o público do lugar tenha o mesmo perfil dos consumidores da franquia, não se pode ter uma rede que comercialize produto para a classe A, sendo que o supermercado oferece serviço para a classe D ou vice e versa. Isso interfere diretamente nas vendas da rede;
  • Ter uma rede dentro de supermercados não garante exclusividade na comercialização de determinados produtos. Com isso, corre o risco do franqueado encontrar empresas do mesmo segmento vendendo a preços competitivos.

Via RSS de Empreendedor

Leia em Empreendedor

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot