X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Especialista explica como fazer um negócio que contribua de verdade para a sociedade


negocios_impacto_social

Direto ao ponto, uma novidade: a aceleradora de negócios sociais Artemisia está lançando um curso online sobre Negócio de Impacto Social. Fiquei bem curioso para saber se dá mesmo pra ensinar isso, então entrevistei a diretora executiva Maure Pessanha, que vai ser uma das professoras do curso. Minha conclusão: no mínimo, dá pra aprender! O propósito desta matéria que você está lendo é ajudar a entender de verdade o que há por trás de um “negócio verdadeiramente do bem” e como você pode praticar isso (pelo bem dos negócios e do mundo).

Contexto do tema: Há algumas décadas, o mundo começou a ficar mais preocupado com a situação da natureza e do “crescimento” desordenado das cidades. As pessoas passaram a não acreditar que os governos cuidariam de tudo e passaram também a questionar a cidadania das empresas. Muitas empresas começaram a praticar Responsabilidade Social, de formas diferentes. Existe bastante bibliografia e diferentes pontos de vista. Nem preciso citar que a interface entre empresas, necessidades sociais e governo nunca esteve tão em voga no Brasil (nas discussões eleitorais e políticas em geral, bem como nas universidades e empresas).

Histórico: sobre este assunto, a gente já publicou aqui:

E, finalmente:

Entrevista com Maure Pessanha, diretora executiva da Artemisia

Maure_Pessanha

Como fazer um negócio de impacto social? Ou seja, como criar um negócio de impacto social?

Nesses 10 anos de apoio a empreendedores, a Artemisia percebeu que o empreendedor não precisa reinventar a roda ou ficar procurando pela próxima inovação. O empreendedor deve mergulhar na realidade, descobrir de fato qual o problema que ele quer resolver – e pensar em um modelo de negócio inovador que desenvolva uma solução de alta qualidade, escalável e que ofereça solução a um problema da população da população da base da pirâmide.

O que seria, na visão da Artemisia, o primeiro passo? O que é importante para o empreendedor de impacto social entender?

Para quem quer empreender um negócio que realmente gere impacto social na educação, na saúde ou em outra área é fundamental conhecer as reais necessidades da população de baixa renda. Ao mesmo tempo é preciso identificar quais delas podem ser solucionadas por meio de modelos de negócios que ainda não estão sendo oferecidos pelo setor privado. É preciso, também, conhecer a oferta pública disponível e identificar se existem entraves regulatórios ou políticos para desenvolver soluções que possam complementar a oferta existente. Mas há uma nova geração de negócios movidos por esse desafio e pela motivação de criar um negócio inovador.

O que é e o que não é impacto?

Toda empresa gera impacto social. Quando falamos de negócios de impacto estamos falando de um impacto acima da média produzida pelo produto ou serviço; não por uma externalidade. A Artemisia usa o conceito de pobreza de Amartya Sen, Prêmio Nobel de Economia, que extrapola o conceito de renda; defende que para uma pessoa sair da pobreza é preciso oferecer acesso à saúde, educação, serviços financeiros e habitação. Impacto social, portanto, está relacionado ao acesso a esses produtos e serviços que diretamente  melhoram  a qualidade de vida da população de baixa renda.

Quais são as motivações do empreendedor de impacto social?

O empreendedor é guiado por uma intenção genuína de resolver um problema social, oferecendo um produto ou serviço que melhora a qualidade de vida da população de baixa renda. Mas, um bom negócio de impacto social antes de tudo é um bom negócio. O desafio de empreender é o mesmo de qualquer negócio: o desafio de conseguir investimento para iniciar; contratar pessoas; achar o modelo certo de negócios; e definir a proposta de valor. A grande diferença é que em um negócio de impacto social a motivação desse  impacto social e a do lucro sempre andam juntas. Um bom exemplo disso é o negócio Dr. Consulta, que fica em Heliopólis, comunidade em São Paulo. Dr. Consulta é especializado em atender a população das classes C, D e E, oferecendo consultas e exames de alta qualidade a um preço acessível que a população consegue pagar. Nesse modelo, quanto mais consultas realiza, maior o impacto; consequentemente, maior o lucro – modelo, inclusive, que permite que o negócio seja competitivo e escalável. O fato é que o empreendedor não precisa escolher entre ganhar dinheiro ou ter impacto, já que é por meio da atividade principal do negócio que ele alcança o seu impacto social.

Sobre o curso

O Curso Online terá por foco as áreas de Educação, Habitação, Saúde e Serviços Financeiros, permeando todo o conteúdo – composto por quatro horas subdivididas nos módulos temáticos: Pobreza e por que negócios de impacto social?; Como os negócios geram impacto?; e Próximos passos. No primeiro módulo, a contextualização da pobreza no Brasil e no mundo; o significado da pobreza; o conceito Amartya Sen; os negócios de impacto social como resposta para transformar o mundo; e a forma com a qual o negócio se torna rentável e gera impacto social.

No módulo Como os negócios geram impacto, os cases Dr. Consulta, Vivenda, Banco Pérola, Geekie e Carteiro Amigo – negócios de impacto social promissores e que mostram as cinco características básicas: foco na baixa renda, intencionalidade do empreendedor, potencial de escala, rentabilidade, impacto social relacionado à atividade principal e distribuição (ou não) de dividendos. Um dos focos desse módulo é a inovação representada em cada negócio: produto, modelo de receita, distribuição, ativo social, escala ou investimento. O terceiro módulo é dedicado a mostrar como esses negócios fortalecem a cidadania e os direitos individuais. Informações precisas sobre o ecossistema de negócios de impacto social e as oportunidades no campo.

Os professores são:

  • Maure Pessanha, diretora-executiva da Artemisia;
  • Renato Kiyama, diretor da Aceleradora daArtemisia;
  • Vivianne Naigeborin, assessora estratégica da Potencia Ventures;
  • Thomaz Srougi, empreendedor do Dr. Consulta;
  • Alessandra França, empreendedora do Banco Pérola;
  • Cláudio Sassaki, empreendedor da Geekie;
  • Fernando Assad, empreendedor da Vivenda;
  • e Sila Vieira, empreendedor do Carteiro Amigo.

Com custo acessível – R$ 350 e quatro horas de curso – a formação já estará disponível no dia 30 de outubro. As inscrições podem ser realizadas neste link até 30 de novembro.

Sobre a Artemisia

A ARTEMISIA é uma organização sem fins lucrativos, pioneira na disseminação e no fomento de negócios de impacto social no Brasil. Fundada em 2004 pela Potencia Ventures, a Artemisia possui atualmente escritórios em São Paulo e Recife. A Artemisia foi a primeira organização do Brasil a fazer parte da Omidyar Foundation, a mais respeitada organização no setor de investimento de impacto, fundada por Pierre Omidyar, empreendedor do Ebay. Recentemente, a Artemisia também foi anunciada como uma das cinco organizações selecionadas, entre 115 de toda a América Latina, pelo edital da Rockefeller Foundation, Avina, Avina Americas e Omidyar. www.artemisia.org.br.

O post Especialista explica como fazer um negócio que contribua de verdade para a sociedade apareceu primeiro em Startupi.com.br.

adadbb sMOkUOs

Via RSS de startupi

Leia em startupi

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot